Redes Sociais
Redes Sociais

Saúde

Índice de isolamento social cai a 37% em MT

Enquanto a Europa lida com a segunda onda da Covid-19, o brasileiro vive um clima de "acabou a pandemia".

Índice de isolamento social cai a 37% em MT
Foto: Ilustrativa

Enquanto a Europa lida com a segunda onda da Covid-19, o brasileiro vive um clima de "acabou a pandemia".

Em Mato Grosso, não tem sido diferente e os registros de aglomerações em eventos sociais e familiares têm sido frequentes, além da reabertura das atividades comerciais e industriais.

Contudo, o isolamento social voltou ao debate uma vez que alguns estados, como o Rio de Janeiro, Amapá e São Paulo, apresentam crescimento da média móvel de casos e de mortes pelo novo coronavírus.

No Estado, está em queda o número de óbitos, mas o índice do distanciamento está em 37,2%, segundo levantamento da empresa de softwares InLoco.

O valor está abaixo do verificado no dia 23 de março (52,4%), quando foram estabelecidas as primeiras medidas restritivas em Cuiabá, capital mato-grossense. Também bem inferior ao considerado ideal (70%).

No Centro-Oeste, Mato Grosso mantém o mesmo percentual do vizinho Mato Grosso do Sul e índice melhor que o verificado em Goiás (35,5%) e abaixo do Distrito Federal (40%).

A InLoco atua no setor de segurança da informação, é referência nacional em tecnologias de geolocalização e colocou sua tecnologia à disposição das autoridades públicas no combate ao vírus.

O distanciamento social é apontado como uma das medidas mais importantes e eficazes para reduzir o avanço da pandemia da Covid-19, que ainda não acabou.

Nesta semana, inclusive, um grupo de pesquisadores brasileiros alertou para o que eles identificaram como o começo da segunda onda da pandemia no país.

De acordo com informações do Jornal Nacional, o estudo traz a assinatura de seis especialistas, de cinco universidades e institutos de pesquisas do país.

O estudo afirma que “a situação no Brasil se deteriorou fortemente nas últimas duas semanas, e o início de uma segunda onda de crescimento de casos já é evidente em quase todos os estados, de forma particularmente preocupante nas regiões mais populosas do país”.

DADOS – Mato Grosso registrou dez mortes causadas pelo coronavírus, nas últimas 24 horas.

Nesse mesmo período, foram notificadas 725 novas confirmações de casos da doença no Estado.

A Secretaria de Estado de Saúde notificou, até a tarde desta terça-feira (24), 156.177 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (34.039), Rondonópolis (11.602), Várzea Grande (10.996), Sinop (8.212), Sorriso (6.680), Lucas do Rio Verde (6.117), Tangará da Serra (6.020), Primavera do Leste (5.232), Cáceres (3.614) e Nova Mutum (3.282).

Até agora, no total, são 4.107 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Além disso, o panorama da situação epidemiológica mostra que os 141 municípios mato-grossenses configuram na classificação de baixo risco de infecção pelo vírus. Esse status já se mantém por 21 dias.

Em 2 de novembro, Ribeirãozinho (627 km ao Sul de Cuiabá) foi a última cidade classificada com risco "moderado”.

Desde então, nenhuma cidade de Mato Grosso foi classificada com risco muito alto ou com indicação de alerta máximo de contaminação e também nenhuma teve a indicação de alerta moderado.

Conforme a definição dos riscos é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades.

Esses indicadores de risco são atualizados duas vezes por semana pela Ses-MT.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Política

Vereador Samuel faz entrega de ambulância UTI de emenda impositiva

Hospital Municipal de Matupá passa a contar com Unidade Móvel UTI para urgências e emergências

Vereador Samuel faz entrega de ambulância UTI de emenda impositiva
Foto: Entrega de Ambulância UTI

O Vereador, Samuel Carteiro, é o autor da Emenda Impositiva que viabilizou a aquisição de 01 Ambulância UTI para o Hospital Municipal de Matupá.

A entrega foi feita pelo Prefeito Bruno Mena e demais autoridades à Diretora da Unidade Hospitalar e a Secretária de Saúde.

A Unidade de Terapia Intensiva Móvel custou entorno de R$ 300 mil e é totalmente equipada para fornecer cuidados médicos intensivos durante o transporte de pacientes em situações críticas.

“É a nossa emenda impositiva sendo concretizada por meio da oferta de transporte humanizado em casos de pacientes de urgência e emergência. A equipe de médicos e socorristas terão todas as condições de dar o tratamento necessário nesta missão de salvar vidas. A ambulância UTI dispõe dos equipamentos avançados e que são vitais nas emergências médicas, inclusive para situações intermunicipais”, disse o Vereador Samuel Carteiro.

Acolhimento, humanização, condições de trabalho e sobrevivência dos pacientes em estado mais complexo de saúde, tudo isso será otimizado através desta UTI Móvel já colocada em operação.

O Prefeito Bruno Mena parabenizou e agradeceu ao Vereador Samuel pela destinação dos recursos e priorização a saúde, pois além de atender as demandas emergenciais a ambulância também será usada para transferências entre hospitais de referência, possibilitando que os pacientes em estado crítico cheguem em segurança às unidades de tratamento especializado.

Ver Mais

Educação

Secretaria realiza evento que marca início do ano letivo 2025

Mais de 400 profissionais da educação participaram do evento de apresentação do Plano de Trabalho, Metas e Investimentos na Educação Peixotense

Secretaria realiza evento que marca início do ano letivo 2025
Foto: Casa da Amizade em Peixoto
A Secretaria de Educação de Peixoto de Azevedo realizou na Casa da Amizade a solenidade de apresentação do Plano de Trabalho, Metas e Investimentos e ato de início do ano letivo 2025 na rede de creches e escolas municipais.
 
Mais de 400 profissionais da gestão, administração e apoio educacional participaram do evento que também contou com as presenças da Diretoria Regional de Educação (DRE), Secretários Municipais, Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, Sintep-MT e da Câmara de Vereadores.
 
Na programação, apresentação musical, benção ecumênica, execução do hino nacional e fala das autoridades, que reafirmaram o esforço coletivo institucional para garantir uma educação atrativa, inclusiva e de qualidade para a construção da cidadania.
 
O Vice-prefeito Dr. José Agnaldo fez a entrega do Plano de Trabalho, Metas Estratégicas e Previsão de Investimentos para a Pasta de Educação e Cultura para o ano de 2025.
 
Constam melhorias urgentes na infraestrutura, transporte escolar, reaparelhamento dos colégios, ampliação das ações de formação continuada, fortalecimento da merenda escolar, inovação tecnológica, valorização salarial da classe educacional, avanços no material pedagógico e melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB.
 
O Secretário de Educação João Paulo apresentou aos servidores a equipe de assessoria pedagógica, coordenações de programas e projetos, os responsáveis pelos departamentos específicos e o quadro de colaboradores que colocará em prática as políticas públicas de educação previstas no Plano de Governo do Prefeito Paulistinha e Vice-Prefeito Dr. José Agnaldo.
 
O Psicólogo, Madson Fontoura, proferiu palestra interativa em formato de bate-papo com todo público presente com ênfase a motivação, proatividade, coleguismo, inovação e criatividade no ambiente de trabalho das escolas e creches.
 
O evento foi encerrado com um delicioso café da manhã de confraternização.
Ver Mais

Mais Vistas