Redes Sociais
Redes Sociais

Saúde

Projeto Saúde do Garimpeiro em Matupá

Dezenas de atendimentos de saúde nos garimpos legalizados da região dos distritos de Flor da Serra e Alto Alegre em Matupá

Projeto Saúde do Garimpeiro em Matupá
Foto: Vacinação
A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto – Coogavepe, Escritório Regional de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Matupá estão desenvolvendo o Projeto ‘Saúde do Garimpeiro’.
 
Nesta quarta-feira (30) três frentes de lavra garimpeira localizadas na região da Gleba Liberdade nos distritos Matupaenses de Flor da Serra e Alto Alegre receberam a equipe multiprofissional do Centro de Imunização e da Vigilância Epidemiológica.
 
Dezenas de garimpeiros tiveram as Carteiras de Vacinação atualizadas, bem como foram feitos testes rápidos para o diagnóstico de diversas doenças, cadastro e emissão do Cartão SUS, prestadas orientações sobre saúde preventiva e adotadas estratégias itinerantes para a promoção de cuidados oportunos, resolutivos e de qualidade em áreas de garimpo do município de Matupá-MT.
 
Os recursos humanos especializados, materiais e insumos para os atendimentos de saúde e logística de transporte correram por conta da Prefeitura de Matupá com suporte de apoio do ERS de Peixoto de Azevedo e Coogavepe.
 
“Continuaremos indo ao encontro dos trabalhadores garimpeiros como forma de diminuir o tempo e a distância, assegurando o acesso ao conjunto de ações de saúde que visa a promoção, proteção, recuperação e reabilitação dessas pessoas para que elas efetivamente tenham qualidade de vida e bem estar”, disse a Enfermeira e Coordenadora do Centro de Imunização de Matupá, Lidiane Ludke.
 
A Secretaria Executiva, Técnico de Campo e Assessoria de Comunicação da cooperativa providenciaram o cadastramento e recadastramento dos garimpeiros, informaram as ações, serviços e benefícios ofertados aos cooperados, destacaram os compromissos e obrigações ambientais e a atuação da Coogavepe em projetos sociais nas comunidades de sua abrangência.
 
“A cooperativa agradece imensamente a parceria com as Secretarias Municipais, o Escritório Regional de Saúde e obviamente os Gestores destes Empreendimentos de Mineração. Nosso propósito está sendo alcançado, pois a recepção aos profissionais de saúde e técnicos da Coogavepe comprovam que o Projeto Saúde do Garimpeiro está contribuindo diretamente para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo”, mencionou a Secretária Executiva, Tatiane Silva.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Política

Thawê Garimpeiro é cotado para Presidência da Câmara de Peixoto

Vereador que representa classe garimpeira tem apoio da maioria dos vereadores que apoiaram o Prefeito eleito Paulistinha

Thawê Garimpeiro é cotado para Presidência da Câmara de Peixoto
Foto: Câmara Municipal

Informações extraoficiais dos bastidores da política Peixotense dão conta de que já existe uma chapa constituída para disputar a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores para o Biênio 2025/2026, mas que deverá ser apresentada, protocolada e oficializada assim que se der a diplomação e posse dos 13 vereadores eleitos em 6 de outubro de 2024 e que comporão o Poder Legislativo a partir do dia 1º de Janeiro (Mandato 2025-2028).

Dentre os treze vereadores que serão diplomados e empossados, chapas concorrentes poderão ser registradas para composição de Presidente, Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, 1º Secretário e 2º Secretário.

Pelo que consta no Regimento Interno da Casa de Leis, a eleição deve ser realizada por meio de voto público (Aberto), ou seja, declarado em tribuna ou plenário. Lembrando que cada vereador deverá expor com liberdade e democracia a sua escolha e voto, ou poderá se abster.

A nossa reportagem por meio de suas fontes obteve informações de que uma chapa está praticamente definida e está desta forma composta:

Presidente – Thawê Garimpeiro (UB)
Vice-Presidente – Professora Margarete (PRD)
2º Vice-Presidente – Ismael Filho (UB)
1º Secretário – Oldair da Farmácia ((PRD)
2º Secretário – Daniel da Master (MDB)

Existem fortes indicativos de que a chapa tenha o apoio dos vereadores:
Joranir Soares (UB)
Professor Clécio (PRD)
Gleison Noleto (UB)

O que a população espera é que haja harmonia, respeitabilidade, transparência, resolutividade e comprometimento dos 13 vereadores, independente de sigla partidária, no sentido de atuarem juntos através de projetos de lei, requerimentos, indicações e até mesmo gestão política junto aos seus representantes em Cuiabá e Brasília afim de colocar em prática o Plano de Governo que efetivamente melhore a qualidade de vida dos Peixotenses e Uninortenses em todas as áreas públicas.

NotíciaVIP

Ver Mais

MINERAÇÃO

Acadêmicos de Engenharia de Minas da UFMT visitam Coogavepe

Visitas técnicas foram feitas a Coogavepe, Mineradoras, Centro Tecnológico e Viveiro de Mudas

Acadêmicos de Engenharia de Minas da UFMT visitam Coogavepe
Foto: Visitação a Coogavepe
A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto – Coogavepe, está recebendo um grupo de 35 componentes entre professores e acadêmicos do curso de Engenharia de Minas da UFMT campus de Várzea Grande-MT.
 
Eles foram recebidos pelo Presidente, Gilson Camboim e o Engenheiro de Minas Matheus Lopes Amaral na sede da cooperativa onde foi apresentado de forma institucional o modelo cooperativo de atuação que engloba legalização, pesquisa, assistência técnica, gestão, recuperação ambiental, compromissos sociais e o desenvolvimento econômico dos oito municípios de sua abrangência.
 
Em seguida foi cumprida a agenda de visitação técnica as Mineradoras Buriti Gold e Mineral Máquinas Ltda, onde constataram na prática como são desenvolvidas as metodologias de extração e avaliação dos depósitos minerais, o processo de beneficiamento e tratamento dos minérios, o comportamento das minas subterrâneas, a gestão dos recursos, estratégias de minimização dos impactos e cumprimento da recuperação ambiental e a integração de tecnologias inovadoras como a Inteligência Artificial na indústria de mineração de pequeno e médio porte.
 
Nesta parceria entre a Coogavepe e a Universidade Federal de Mato Grosso os acadêmicos podem acessar as empresas e empreendimentos de mineração da região tendo assim uma visão prática da cadeia produtiva mineral, além de ampliarem seus conhecimentos e experiencias sobre Geologia, Lavra, Metalurgia, Minérios, Topografia, entre outros aspectos da mineração.
 
O primeiro dia de aula a campo foi finalizado no Centro Tecnológico de Mineração e Viveiro de Mudas da Coogavepe, onde houve uma exposição da Mesa Vibratória, equipamento que faz a apuração do ouro sem a utilização de produtos químicos que na verdade é uma das principais metas trabalhadas pela cooperativa afim de viabilizar a certificação de ouro livre de mercúrio.
 
A delegação acadêmica da UFMT esteve no Viveiro de Mudas onde constatou todo trabalho de plantio, cultivo e manejo deste espaço que produz milhares de mudas destinadas ao reflorestamento, uma das técnicas utilizadas pelos cooperados na recuperação de áreas degradadas pela mineração, contribuindo para a restauração da biodiversidade e da resiliência ambiental.
Ver Mais

Mais Vistas