Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Projeto circense percorre norte mato-grossense com espetáculo que mistura dança e teatro para retratar o universo rural

Ação também leva exposição, palestras, oficinas e outras atividades para alunos e professores da rede pública de ensino

Projeto circense percorre norte mato-grossense com espetáculo que mistura dança e teatro para retratar o universo rural
Foto: Projeto Cultural

Desde 23 de maio, o estado de Mato Grosso recebe os projetos Circo no Brasil e Festival de Circo, iniciativas que visam levar a magia circense para mais de 15 mil mato-grossenses de todas as idades. Com passagem pelas cidades de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sinop, Alta Floresta, Matupá, Boa Esperança do Norte e Tapurah, os projetos contam com um espetáculo que mistura teatro, dança e técnicas circenses para levantar questões importantes sobre sustentabilidade, educação ambiental e a vida no campo e, além da apresentação, o festival também realiza oficinas, atividades culturais e educativas para alunos e professores da rede pública de ensino.

Com patrocínio da Agro Baggio, idealização e realização da NTICS Projetos e, o projeto é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e visa estimular o acesso a bens culturais sobretudo de crianças e adolescentes. "O circo, como uma forma de arte universal, transcende barreiras de idioma, cultura e idade, tornando-se acessível a todos. Ao incorporar a sustentabilidade como tema central em seus espetáculos, o circo se torna uma poderosa ferramenta para conscientização. Quando combinado com educação, não apenas entretém e encanta, mas também educa e inspira o público, transmitindo informações relevantes e incentivando ações positivas em prol do meio ambiente", afirma Ana Carolina Xavier, diretora da NTICS Projetos. 

Realizando de duas a seis apresentações em cada local, no total serão 34 apresentações nas oito cidades. No espetáculo A Magia da Lona, que se passa em uma plantação encantada, uma terrível tempestade assola a terra, levando consigo toda a esperança. Com a ajuda de criaturas mágicas, a corajosa Doralice, parte em busca de um sonho perdido, descobrindo que a verdadeira magia é a esperança que brota em cada um de nós, levando o público a refletir sobre como a esperança é a semante para criarmos um mundo melhor.

O elenco conta com artistas renomados como Peterson Jardim, palhaço que já atuou na Alemanha e nos Emirados Árabes, a acrobata Anastácia, que é ucraniana e já trabalhou em diversos circos da Europa, e também as Irmãs Botero, que atuaram por 18 anos no Cirque Du Soleil, mais prestigiada companhia de circo do mundo. 

“Como parte sociedade civil, aqui na Agro Baggio, nós entendemos que atividades como estas fazem parte do nosso compromisso com o desenvolvimento social das comunidades nas quais estamos inseridos. Neste sentido, a ludicidade da arte circense, se torna uma ferramenta importante por aproximar o público - sobretudo infantil -  de temas tão necessários quanto a valorização da vida no campo, o cuidado com a natureza e o desenvolvimento sustentável”, completa o gerente geral da Agro Baggio, Alencar José Lanzana. 

O projeto também leva atividades que envolvem a participação do público, a ação tem exposições fotográficas com os bastidores da vida circense, oficinas para mais de 2 mil alunos de escolas públicas, nas quais eles aprendem os fundamentos do malabarismo e  técnicas de palhaçaria, uma palestra virtual para cerca de 600 professores contando a história do circo, e workshops para qualquer pessoa que queira entender como inscrever projetos culturais em leis de incentivo. 

Abaixo, confira o cronograma com a passagem dos projetos por cada cidade.

Sinop

17/06, segunda - Workshop de capacitação cultural, às 18h30

Local: Biblioteca Pública Municipal de Sinop

 

17/06, segunda - Apresentação para alunos de escolas públicas, às 8h e às 14h 

Local: Rua João Pedro Moreira de Carvalho, 3718 - Setor Industrial. 78550-000, MT

 

Matupá

20/06, quinta - Workshop de capacitação cultural, às 18h30

Local: Rotary Club

 

20/06, quinta - Apresentação para alunos de escolas públicas, às 14h 

 

21/06, sexta - Apresentação para alunos de escolas públicas,  às 8h e às 14h

Local: Rotary Club (Av. Hermínio Ometto, 558, ZC1)

 

Alta Floresta

 

24/06, segunda - Workshop de capacitação cultural, às 18h30

Local: Teatro Municipal Agostino Bizinoto

 

24/06, segunda - Apresentação para alunos de escolas públicas, às 14h

 

25/06, terça -  Apresentação para alunos de escolas públicas, às 8h e às 14h

Local: Rod. MT 208 KM 149, S/N - Bairro Jardim Tropical - 78.580-000

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Educação

Prefeitura de Matupá entrega Kits Didáticos e Materiais Escolares

Cerca de 2.300 alunos da educação infantil e ensino fundamental foram contemplados com a ação educacional pública

Prefeitura de Matupá entrega Kits Didáticos e Materiais Escolares
Foto: Alunos da rede pública
A Secretaria de Educação de Matupá deu início a entrega de kits de materiais didático-pedagógicos e escolares aos alunos das escolas municipais.
 
O município aderiu ao sistema de ensino SIM, o mesmo desenvolvido em escolas particulares e que contribui diretamente na formação e no aprendizado do aluno, propiciando maior interação com o trabalho pedagógico, desenvolvendo habilidades, competências, comprometimento e inclusão no processo ensino-aprendizagem.
 
Os alunos da rede municipal Matupaense estão recebendo da Secretaria de Educação material composto por um conjunto de recursos que garantem qualidade, ludicidade e prazer no ato de aprender.
 
São livros, apostilas, jogos educativos, material audiovisual, dentre outros recursos inovadores e atrativos, além de cadernos, lápis de cor, colas, giz de cera, réguas, apontadores, borrachas, tesouras e tinta guache.
 
“É a determinação do Prefeito Bruno Mena dotar as escolas de materiais pedagógicos e didáticos que efetivamente contribuam na assimilação do aprendizado do estudante. O padrão metodológico é reconhecidamente eficaz para os desafios da vida acadêmica a a formação de cidadãos conscientes e atuantes”, mencionou a Secretária de Educação, Jozeli Cardoso Giazzoni.
Cerca de 2.300 alunos da educação infantil (4 a 5 anos) e ensino fundamental (6 a 11 anos) foram contemplados.
Ver Mais

Política

Câmara sediará Audiência Pública sobre Metas Fiscais

Evento cumpre obrigatoriedade da LRF e garante participação popular nas metas, planos e prioridades da Prefeitura Municipal de Peixoto de Azevedo

Câmara sediará Audiência Pública sobre Metas Fiscais
Foto: Câmara de Vereadores

A Câmara Municipal de Peixoto de Azevedo sediará audiência pública sobre o Cumprimento de Metas Fiscais do 3º Quadrimestre de 2024 – setembro a dezembro. O evento acontecerá no auditório do Poder Legislativo no dia 25 de fevereiro (terça-feira), às 14:00 horas e é aberto a toda população.

Segundo o Secretário de Planejamento e Fazenda, Luciano Moraes, a audiência pública conforme preceitua os termos do artigo 9.º da Lei Complementar n.º 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal) tem como objetivo garantir a transparência na aplicação dos recursos públicos, assegurando que os cidadãos Peixotenses possam acompanhar e fiscalizar a gestão financeira da prefeitura em todos os setores públicos.

Na oportunidade serão detalhadas as receitas arrecadadas, as despesas realizadas e os investimentos em áreas essenciais, como educação, saúde, assistência social, infraestrutura, previdência, folha salarial, entre outras.

O Presidente da Câmara de Vereadores, Thawê Dorta, convida todos os segmentos organizados e a comunidade para debater, avaliar, sugerir e opinar sobre as metas fiscais.

“Será um momento oportuno de proporcionar um espaço democrático e transparente para que a sociedade Peixotense possa acompanhar e participar do processo de elaboração, execução e avaliação das metas, prioridades e ações da gestão pública municipal e ao mesmo tempo dos Poderes Executivo e Legislativo cumprirem a Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse Thawê Dorta.

A audiência pública deverá ser transmitida pelos sites e redes sociais oficiais da Prefeitura e Câmara de Vereadores do município de Peixoto de Azevedo-MT.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Vereador cobra desoneração tributária para regularização fundiária em Peixoto

Joranir Soares espera revisão dos custos para atrair investimentos, geração de empregos e incrementar a arrecadação municipal

Vereador cobra desoneração tributária para regularização fundiária em Peixoto
Foto: Vista Aérea de Peixoto de Azevedo
O vereador Joranir Soares apresentou requerimento solicitando que seja feito o barateamento dos custos para o procedimento de regularização fundiária no município de Peixoto de Azevedo-MT.
 
O parlamentar foi procurado por empresários, comerciantes, empreendedores e proprietários de imóveis em diversas regiões da cidade que visam promover investimentos prediais que geram empregos e aquecem a economia, mas que por conta dos valores tributários exorbitantes para o atual cenário econômico brasileiro estão sendo o principal entrave para a legalização e posterior escrituração.
 
“Existem pessoas interessadas em construir armazéns, empresas, comércios e até indústrias, mas as taxas cobradas estão altíssimas e quase inviabiliza os empreendimentos. Nosso município precisa crescer, desenvolver, evoluir, gerar mais empregos e atrair novos investimentos, e se faz necessário uma revisão de valores que se adeque a atual realidade econômica de Peixoto de Azevedo. É possível estabelecer algo efetivamente pagável, o que também garantirá entrada de recursos tributários nos cofres da prefeitura”, mencionou o Vereador Joranir Soares.
 
O legislador sugeriu que a atual administração também implante um Programa Municipal de Regularização Fundiária para abertura de loteamentos públicos e privados com todo embasamento e segurança jurídica, urbanística, ambiental e social, já que está no Plano de Governo a construção de centenas de casas populares.
Ver Mais

Mais Vistas