Redes Sociais
Redes Sociais

Mato Grosso

Sindiminério trabalha para reversão de decisão judicial que fechou Compras de Ouro

Recurso deverá ser apresentado para que seja revista ou reformulada decisão da 7ª Vara Federal Ambiental e Agrária do Amazonas

Sindiminério trabalha para reversão de decisão judicial que fechou Compras de Ouro
Foto: Ouro extraído em Peixoto de Azevedo

O Presidente do Sindicato das Indústrias Extrativas de Minérios do Estado de Mato Grosso, Flávio Gomes, concedeu entrevista à TV Miragem – Afiliada do Record TV em Peixoto de Azevedo-MT para explicitar as medidas que estão sendo tomadas pela instituição em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso – FIEMT, afim de derrubar uma Decisão de Tutela Antecipada da Juíza da 7ª Vara Federal Ambiental e Agrária da Seção Judiciária do Amazonas, que culminou no bloqueio de toda e qualquer movimentação do setor madeireiro e da operação de todos os postos de compra de ouro vinculados a Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários - DTVMs e demais estabelecimentos comerciais de compra e venda de ouro em operação nos municípios integrantes dos hot spots de ilícitos ambientais, durante todo o período reconhecidamente considerado de pandemia no novo coronavírus.

“Já estamos buscando reverter esta decisão da justiça federal, visto que o setor mineral Mato-grossense vem sendo uma referência no contexto de organização, legalização, pesquisas, implementação de tecnologia e demais recursos que possam minimizar consideravelmente os impactos ambientais, inclusive com o cumprimento do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD. É notório os prejuízos e graves consequências econômicas e sociais que já estão sendo gerados devido a esta decisão da justiça federal do Amazonas. O fechamento das compras de ouro irá refletir no desaquecimento econômico de diversos municípios que tem como principal fonte geradora de empregos e renda a atividade garimpeira. Em tempos de pandemia, isso irá potencializar problemáticas de cunho social e até mesmo no contexto da segurança, quer seja por parte dos trabalhadores da mineração e também pelas próprias compras de ouro”, disse o Presidente Flávio Gomes.

Ele lembrou que lideranças dos setores madeireiro e mineral estão atuando em conjunto para que no mais breve espaço de tempo seja restaurada a funcionalidade, operacionalização, transporte e comercialização dessas matérias primas, já que os empreendimentos que atuam licitamente.

“Conversamos com as instituições representativas das classes e vamos aguardar uma resposta da Advocacia Geral da União/AGU, através da apresentação do respectivo recurso, no sentido de permitir a continuidade das atividades lícitas, o que já está sendo pleiteado através de recurso a Justiça Federal da 1ª Região”, informou o Presidente do Sindiminério.

No que se refere a uma possível mobilização pacífica de fechamento de rodovia BR-163, Flávio Gomes, esclareceu que chegou-se a uma decisão de adiamento na expectativa de que a decisão judicial seja reformulada ou revista, mas caso não ocorra um posicionamento favorável, o bloqueio da rodovia federal voltará a pauta de discussões para que os empreendedores de mineração e da base florestal sejam ouvidos em suas demandas, já que ambos os segmentos se mostram essenciais na evolução do PIB – Produto Interno Bruto do Estado de Mato Grosso.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Meio Ambiente

Unidos pelo Rio etapa mirim envolve escolas públicas Matupaenses

Projeto ambiental é desenvolvido pela SEMMA e Parceiros na rede municipal de ensino

Unidos pelo Rio etapa mirim envolve escolas públicas Matupaenses
Foto: Alunos da Escola Cecília Meireles

A Prefeitura de Matupá através das Secretarias de Meio Ambiente e Educação em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Teles Pires e Coogavepe contou com o reforço do Rotary Clube, Lions e SEMA-MT no cumprimento de toda programação.

Cerca de 30 alunos da rede pública de ensino foram recebidos com um delicioso café da manhã no Taterçal do Parque de Exposições, onde oportunamente aconteceu um ‘Bate-Papo Educativo Ambiental’ focando as iniciativas de preservação da natureza, biodiversidade, recursos hídricos e os impactos positivos da conscientização para um futuro ecologicamente equilibrado.

Logo em seguida os estudas do 3º ao 4º ano das escolas municipais, Cecília Meireles, Luiza Miotto, Mundo Encantado das Crianças e Jane Pereira Lopes foram levados a uma Área de Preservação Permanente – APP, as margens da BR-163 nas imediações de uma nascente de água, cujo seu entorno está sendo reflorestado através deste projeto coletivo.

Para os organizadores do Projeto ‘Unidos pelo Rio’, SEMMA, Secretaria de Educação e Desporto, CBH Médio Teles Pires, Coogavepe e SEMA-MT, a educação ambiental na escola está ligada ao fato de promover consciência ecológica sobre à preservação dos recursos naturais.

“Durante o plantio de árvores os estudantes aprendem a responsabilidade humana que visa a preservação da água, florestas, animais e tudo encontrado na natureza, e que são necessárias à sobrevivência das gerações futuras”, disse o Engenheiro Ambiental, André Zampieri - Coogavepe.

No dia 06 de dezembro, às 08:00 horas acontecerá no Complexo Turístico dos Lagos a exposição dos desenhos classificados no Concurso Estudantil e afixação de Placas Ambientais contendo os trabalhos vencedores dentro da Etapa Mirim do ‘Unidos pelo Rio 2024’.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Peixoto tem representante no Senado Federal e se chama Jayme Campos

Senador Jayme Campos disse que cumprirá compromissos assumidos com a população Peixotense

Peixoto tem representante no Senado Federal e se chama Jayme Campos
Foto: Audiência em Brasília
O prefeito eleito de Peixoto de Azevedo, Nilmar Miranda (Paulistinha) e o futuro vereador Professor Clécio estiveram reunidos com o Senador De Mato Grosso, Jayme Campos na capital do país - Brasília.
 
O parlamentar federal que gravou programas e esteve em comícios do então candidato Paulistinha reafirmou todos os compromissos assumidos em sua fala na Avenida Maranhão para milhares de Peixotenses.
 
Por meio de suas emendas ao Orçamento Geral da União, o município será contemplado com obras de infraestrutura (drenagem pluvial e asfalto), urbanização do Córrego das Lavadeiras, recursos para saúde de média e alta complexidade (Hospital Regional) e construção de Unidades Habitacionais (Casas Populares).
 
“Não iria a Peixoto de Azevedo para pedir votos ao Paulistinha e formalizar compromissos e não honra-los. Já estou com a minha equipe técnica trabalhando para fazer acontecer as obras e ações que a cidade precisa para retomar seu desenvolvimento econômico, social e qualidade de vida dessa gente batalhadora. Confio que o novo Prefeito, Vice-prefeito e Vereadores farão uma gestão exemplar para dignificar a confiança do povo”, comentou o Senador Jayme Campos.
Ver Mais

Matupá

Capitão destaca importância do Dinitec Matupá para potencialização do Agro

Vereador eleito diz que evento vem para sacramentar o município como polo regional do agronegócio e da agricultura familiar

Capitão destaca importância do Dinitec Matupá para potencialização do Agro
Foto: Vereadores eleitos participam da Dinitec
O vereador Valdemar Frigeri (Capitão) participou nesta segunda-feira dia 25 de novembro no Taterçal do Parque de Exposições do Dinitec Matupá 2025.
 
Evento que traz tecnologia, inovação, boas práticas, consultorias, assessoramento e ferramentas que vão alavancar o agronegócio de Matupá e região, influenciando nas políticas públicas e no desenvolcimento da agricultura familiar e do agronegócio.
 
“Na Câmara Municipal continuarei a apoiar, incentivar e legislar pela fomentação da produtividade e geração de mais empregos no campo. Daremos infraestrutura para as estradas, viabilizaremos maquinários e implementos, linhas de crédito governamentais, regularização fundiária, assistência técnica e as demais condições para que o produtor Matupaense tenha o retorno em suas atividades”, comentou o Capitão que é um dos fortes nomes cogitados para a Presidência do Poder Legislativo Municipal.
 
Ele parabenizou o Sindicato Rural, Famato, Senar-MT e Prefeitura Municipal por destacar nosso município como Polo Regional do Agronegócio e da Agricultura Familiar.
Ver Mais

Mais Vistas