A Secretaria de Saúde de Peixoto de Azevedo está desenvolvendo em parceria com 12ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, a capacitação e treinamento das equipes plantonistas de socorristas do Resgate de Urgência e Emergência.
Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Médicos e Motoristas que atuam na linha de frente deste importante serviço público estão aprimorando seus conhecimentos, experiências e práticas de atuação em primeiros socorros, seguindo as atualizações dos protocolos de atendimento pré-hospitalar.
O Cabo André da 12ª CIBM de Colíder-MT, palestrou sobre o perfil do socorrista que deve estar alicerçado no controle emocional e precisão para transmitir calma e segurança à vítima e também para evitar possíveis complicações diante do grau de complexidade da ocorrência.
A capacitação prepara a Equipe de Resgate a fim de conseguir identificar situações de emergências e realizar técnicas de Primeiros Socorros e Atendimento Pré-Hospitalar, de forma à aumentar as chances de sobrevida de uma vítima até o translado a uma unidade de pronto atendimento ou hospital.
“Nesta capacitação utilizamos informações e procedimentos teóricos, práticos e bastante simulados para que o socorrista Peixotense aperfeiçoe suas habilidades de atendimento com responsabilidade, confiança, segurança e humanização, bem como intensificamos as orientações sobre os equipamentos, aparelhos e suprimentos imprescindíveis e que devem acompanhar os profissionais do resgate até os locais dos acidentes”, destacou o Cabo André.
O Secretário de Saúde, Gilberto Cavalheiro, esteve presente no auditório da Câmara de Vereadores durante a capacitação. Ele informou a nossa reportagem que nos próximos meses serão adquiridas três novas ambulâncias 0 km e que está em fase de execução a reforma e ampliação do prédio exclusivo para o Resgate de Urgência e Emergência, também foi otimizado o atendimento via-celular 24 horas através do número (66) 9-9906-4938 e que serão ainda mais rotineiros os treinamentos e capacitações dos servidores.
“Foi uma solicitação do Ministério Público Estadual através do Dr. Marcelo Mantovani Beato. Tudo está sendo feito para que nossos socorristas cumpram a nobre missão de salvar vidas tendo maior conhecimento e as condições necessárias para exercer a sua função de forma digna e humanizada”, disse Gilberto Cavalheiro.
A Coordenadora do Resgate, Enfermeira Elizabeth Santos Costa, agradeceu o Prefeito Maurício Ferreira de Souza, por estar promovendo uma grande transformação técnica, estrutural e operacional no órgão de saúde, tais investimentos são bem-vindos para que os socorristas possam atender com excelência os casos de urgência e emergência, reduzindo o tempo de atendimento das vítimas, evitando mortes, diminuindo sequelas e amenizando o sofrimento de pessoas que precisam de atendimento médico imediato, seja nas residências, locais de trabalho, vias públicas ou hospitais.