Redes Sociais
Redes Sociais

Saúde

Peixoto de Azevedo está entre os 13 municípios com alto risco de contaminação pela Covid-19

É o que mostra o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso divulgado nesta quinta-feira.

Peixoto de Azevedo está entre os 13 municípios com alto risco de contaminação pela Covid-19
Foto: Hospital Regional

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou, nesta quinta-feira (25.02), o Boletim Informativo n° 354 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso. 

O documento mostra, a partir da página 9, que 13 municípios registram alta classificação de risco para o coronavírus. São eles: Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande, Primavera do Leste, Sinop, Nova Xavantina, Sorriso, Barra do Garças, Poconé, Cáceres, Pontes e Lacerda, Nova Mutum e Cotriguaçu.

Ainda de acordo com informações do Boletim, outras 25 cidades foram classificadas na categoria de risco moderado para a Covid-19. São elas: Alta Floresta, Juruena, Confresa, Carlinda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Paranatinga, Colíder, Tangará da Serra, Paranaíta, Mirassol D’Oeste, Peixoto de Azevedo, Alto Araguaia, Brasnorte, Arenápolis, Campo Novo do Parecis, Lucas do Rio Verde, Chapada dos Guimarães, Juara, Canarana, São Félix do Araguaia, Sapezal, Marcelândia, Conquista D’Oeste, Glória D’Oeste e Serra Nova Dourada. 

O sistema de classificação que aponta o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos, é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades.

Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, e os resultados são divulgados nos Boletins Informativos da SES.

Recomendações aos municípios

Por meio do Decreto Estadual nº 522, de 12 de junho de 2020, o Governo de Mato Grosso faz diversas recomendações aos municípios classificados com risco baixo, moderado, alto e muito alto de contaminação pelo coronavírus.

As orientações para os municípios classificados como risco baixo são: evitar circulação de pessoas pertencentes ao grupo de risco, conforme definição do Ministério da Saúde; isolamento domiciliar de pacientes em situação confirmada de Covid-19 e quarentena domiciliar de pacientes sintomáticos em situação de caso suspeito para de Covid-19, entre outras. 

Para os municípios classificados com o risco moderado de contaminação pelo vírus, o Governo recomenda a implementação e manutenção de todas as medidas previstas para o nível de risco baixo, além de quarentena domiciliar para pessoas acima de 60 anos e grupos de risco definidos pelas autoridades sanitárias; suspensão de aulas em escolas e universidades.

Já para os municípios classificados com alto risco de contaminação pela doença, as recomendações anteriores são mantidas e acrescentadas novas orientações como: proibição de qualquer atividade de lazer ou evento que cause aglomeração; proibição de atendimento presencial em órgãos públicos e concessionárias de serviços públicos e adoção de medidas preparatórias para a quarentena obrigatória.

 

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Educação

Prefeito Paulistinha visita Escola Rural Jarinã e garante investimentos

Escola Rural da MT-322 atende crianças e adolescentes das grandes fazendas da região

Prefeito Paulistinha visita Escola Rural Jarinã e garante investimentos
Foto: Escola Jarinã

Uma caravana liderada pelo Prefeito Paulistinha com a participação do Secretário de Educação, João Paulo Silva Souza, Assessores Pedagógicos do Campo e equipe Técnica Administrativa, percorreu cerca de 200 km para cumprir agenda na Fazenda Jarinã as margens da MT-322.

Na região o Prefeito Paulistinha na companhia do Pecuarista e Empresário Milton Belincanta, Diretores Proprietários e Gestores da Fazenda, visitou e vistoriou as salas anexas da Escola Vida e Esperança – Unidade Escolar Jarinã - e verificou as urgentes necessidades com relação a reforma, ampliação e adequação física.

Em reunião de trabalho propositivo, ficou firmada a parceria para que os mais de 40 alunos das fazendas do entorno possam frequentar a sala de aula com dignidade e humanização, ou seja, com transporte escolar, quadro de professores e funcionários, mobiliário e equipamentos, materiais didáticos, uniformes escolares, merenda e demais atividades complementares para formação educacional efetiva e de qualidade dos estudantes.

A Secretaria de Educação estará providenciando o cumprimento de todos os compromissos e fara os investimentos imprescindíveis por entender que a educação do campo é um importante instrumento para as comunidades rurais.

“Além dessas melhorias está em nosso plano de trabalho o desenvolvimento de projetos que buscam garantir um aprendizado diretamente relacionado às atividades desta região para que as crianças e adolescentes possam aprimorar suas habilidades e se destacar dentro de seus meios de vida”, enfatizou o Secretário de Educação, João Paulo Silva Souza.

Visitação a Fazenda Jarinã

Ver Mais

Mais Vistas