Redes Sociais
Redes Sociais

Política

Contas do Exercício 2022 aprovadas pelo TCE-MT

TCE-MT aprova contas do Prefeito Bruno Santos Mena relativas ao exercício 2022 e destaca compromisso e atendimento a LRF

Contas do Exercício 2022 aprovadas pelo TCE-MT
Foto: Prefeito Bruno Mena
Os Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso aprovaram por unanimidade as Contas Anuais do Exercício 2022 do Prefeito Municipal de Matupá, Bruno Santos Mena.
 
As contas foram analisadas e demonstram o cumprimento dos preceitos legais, o equilíbrio e responsabilidade financeira e orçamentária, bem como estão em consonância ao plano de governo, programas e metas da gestão 2021-2024.
 
O pleno examinou e manifestou-se positivamente no que se refere a aplicabilidade dos recursos públicos determinados pela Constituição Federal que superaram os limites de investimento mínimo e máximo previstos para a saúde, educação, duodécimos, previdência e despesas de pessoal.
 
De acordo com o voto do relator, no exercício de 2022 foram aplicados 28,11% da Receita Corrente Líquida na manutenção e desenvolvimento do ensino (o mínimo é 25%), 93,42% dos recursos do FUNDEB na remuneração dos professores (o mínimo é 70%), 21,45% em ações, projetos, programas e serviços de saúde (mínimo é 15%), e se manteve coerente nos gastos com pessoal que chegou a 38,74% (limite máximo 54%), entre outros limites constitucionais.
 
O Prefeito Bruno Mena teve sua atuação reconhecida na otimização do desempenho fiscal da administração que se revelou através do excesso de arrecadação, economia e superávit de execução orçamentária e na implementação de controle e suficiência financeira para quitação de débitos conforme estabelece a LRF, mantendo o Poder Executivo Municipal alinhado a adimplência em todos os níveis.
 
O Conselheiro Relator do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Gonçalo Domingos de Campos Neto, exarou Parecer Prévio Favorável à aprovação das contas anuais de governo da Prefeitura Municipal de Matupá, exercício de 2022, sob a gestão do Sr. Bruno Santos Mena que deverá ser levada para apreciação, deliberação e votação pela Câmara de Vereadores.
 
“Fico extremamente feliz e divido esse mérito com toda minha equipe de governo e todos os servidores públicos Matupaenses. Estamos aqui para trabalhar e fazer valer os impostos pagos pelo cidadão. A aprovação das contas pelo TCE-MT mostra o quanto nossa cidade é pujante, atrativa e que cresce e se desenvolve com uma gestão transparente, aberta, participativa e com impactos positivos na melhoria da qualidade de vida de nossa gente. Seguiremos neste ritmo e constante nas políticas públicas focadas em cuidar de pessoas”, disse o Prefeito Bruno Mena.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Peixoto de Azevedo

Vice-Governadoria: Em pauta recuperação de estradas rurais de Peixoto de Azevedo

Prefeito eleito e futuro presidente da Câmara se reúnem com o Vice-Governador Otaviano Pivetta buscando soluções para precariedade de estradas rurais

Vice-Governadoria: Em pauta recuperação de estradas rurais de Peixoto de Azevedo
Foto: Reunião na Vice-Governadoria
Em audiência com o Vice-Governador, Otaviano Pivetta, o Prefeito eleito de Peixoto de Azevedo, Paulistinha e o Vereador e futuro Presidente da Câmara Municipal, Thawê Garimpeiro, discutiram apoio governamental da Vice-governadoria a ações urgentes e prioritárias no município, distrito União do Norte e nos 11 assentamentos rurais.
 
Acompanhados do Líder do Governo na AL-MT, Dilmar DalBosco, eles solicitaram que seja desenvolvido em parceria com a Prefeitura um Mutirão ou Força Tarefa para recuperar as estradas e de forma gradativa e continua substituir pontes, bueiros e pontilhões de madeira por estruturas perenes de concreto - pontes, linhas de manilhas e galerias de aduelas.
 
Paulistinha e Thawê Garimpeiro destacaram o grande empecilho e entrave ocasionados ao setor produtivo agropecuário, mineral, madeireiro, agronegócio, agricultura familiar e as demais cadeias produtivas e fontes de geração de empregos e renda por conta das péssimas condições de trafegabilidade, que chegam a deixar comunidades inteiras isoladas no período de chuvas, impedindo o direito de ir e vir das pessoas e até mesmo restringindo o acesso aos serviços públicos e demais assistências essenciais na zona rural que por si conta com mais de 3.000 km de vias não pavimentadas e que na atual gestão não recebeu a atenção e os investimentos praticamente obrigatórios.
 
“Estamos apresentando em fotos e filmagens a situação das estradas do distrito e dos assentamentos, o abandono das aduelas as margens das vias em meio ao matagal. É óbvio que não temos maquinários o suficiente, mas neste primeiro momento precisamos que o Governo nos dê assistência para ações urgentes de recuperação da malha do interior, justamente para não prejudicar o escoamento da produção. Vamos dar o primeiro passo, inclusive com parcerias publico-privadas”, destacou Paulistinha.
 
O Vereador Thawê Garimpeiro disse estar confiante no compromisso do Vice-Governador Otaviano Pivetta, que já foi Prefeito de Lucas do Rio Verde e Deputado Estadual, desta forma é profundo conhecedor da relevância da infraestrutura das estradas para o desenvolvimento dos municípios Mato-grossenses.
Ver Mais

Esportes

Ajude a garantir a participação de atletas do Jiu-Jitsu no Campeonato Mundial em SP

Rotary Clube realiza evento em prol da participação dos atletas do Projeto Rota da Luta em competição mundial representando Peixoto de Azevedo

Ajude a garantir a participação de atletas do Jiu-Jitsu no Campeonato Mundial em SP
Foto: Atletas Projeto Rota da Luta
Você sabia que 60 crianças e adolescentes participam do ‘Projeto Rota da Luta’ em Peixoto de Azevedo-MT.
 
Uma ação esportiva de impacto na formação disciplinar, física, intelectual e cidadã que foi idealizada pelo Professor Paulo Mag (faixa preta-3º grau) da Academia Melvin Revilla com sede em Manaus e filias nos estados do Maranhão, Roraima, São Paulo e está presente também na Suíça e nos Estados Unidos.
 
O Projeto Rota da Luta tem o apoio do Rotary Club e parceria com a Mineradora P.A Gold e a Cooperativa de Credito Sicredi.
 
As atividades começaram em meados de Março de 2023 na vila Olímpica ganhando visibilidade, incentivo e apoiadores. Atualmente os treinos acontecem na Casa da Amizade localizada no Bairro Alvorada.
A cada dia o Jiu-Jitsu tem proporcionado motivação e a vida de vários atletas, melhorando inclusive o desempenho escolar e o fortalecimento dos vínculos de amizade.
 
Outro fator positivo diz respeito a melhoria do condicionamento físico, ganho de autonomia, equilíbrio de decisão e autoconfiança para a realização das atividades do dia a dia, além de proporcionar bem estar e elevação da autoestima.
 
No projeto os alunos contam com acompanhamento psicológico da Drª Karim de Araujo e preparação física da Educadora Física Professora Li Mascarenhas.
 
Com foco, treinamento, disciplina e muita disposição os alunos do Projeto Rota da Luta já fizeram bonito e brilharam nos tatames de níveis municipal, estadual, nacional e até internacional.
 
Já está agendada para este mês de novembro a participação de cinco atletas no Campeonato Mundial de Jiu-jitsu que acontecerá em São Paulo.
 
Como Apoiar
 
O Rotary Clube estará realizando no próximo dia 14 de novembro (Quinta-Feir) uma Deliciosa Macarronada nas dependências do Pavilhão da Igreja Católica a partir das 20h no valor de R$ 50,00 tanto para comer no local ou levar para casa.
Lembrando que crianças de até 5 anos não pagam e crianças de 6 a 10 anos pagam apenas a metade (R$ 25,00). É importante não esquecer de levar pratos e talheres.
Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

Estradas, Saúde e Educação principais reivindicações de Comunidades Rurais

Prefeito eleito Paulistinha e Vereadores vão de encontro as demandas das Comunidades Elza Koller e Triângulo em União do Norte

Estradas, Saúde e Educação principais reivindicações de Comunidades Rurais
Foto: Prefeito eleito e vereadores
O futuro prefeito de Peixoto de Azevedo, Nilmar Miranda (Paulistinha-UB) continua cumprindo agenda nas comunidades do interior, não apenas para agradecer os mais de 80% dos votos de União do Norte e Projetos de Assentamentos Rurais adjacentes, mas principalmente para ouvir os reclames, reivindicações, ideias e sugestões dos moradores desta região que conta com mais de 12.000 habitantes.
 
Paulistinha esteve acompanhado dos Vereadores, Oldair da Farmácia e Professor Clécio, e da Primeira Dama Cristiane Lima.
 
Na oportunidade foram realizadas reuniões no PA São José Travessão 03 (Escola Municipal Elza Koller) e na Comunidade Triangulo (Margens da MT-322).
 
As famílias de pequenos produtores rurais foram unanimes em elencar os principais problemas que travam o desenvolvimento da agricultura familiar e a permanência no campo.
 
Foram solicitados de forma urgente a recuperação das estradas com patrolamento, cascalhamento, eliminação de curvas, abertura de saídas de água e a substituição das pontes, pontilhos e bueiros de madeira por aduelas e manilhas de concreto.
 
No que se refere a educação, melhoria na infraestrutura, equipamentos e aparelhos, uniformes e materiais escolares, fortalecimento da merenda escolar, valorização dos profissionais da educação e ônibus novos para o transporte seguro e confiável de todos os alunos.
 
As lideranças do Travessão 03 e do Triangulo também conclamaram ao Prefeito Paulistinha e aos Vereadores Professor Clécio e Oldair da Farmácia, uma melhor gestão e reestruturação dos serviços prestados nos Postos de Saúde e Pronto Atendimento do distrito União do Norte, bem como a disponibilização de mais ambulâncias para urgências e emergências, abastecimento da farmácia, celeridade nos exames de maior complexidade e a realização de mutirões de saúde.
 
A Primeira Dama, Cristiane Lima, destacou que está fazendo visitações aos programas, projetos, coordenações, órgãos, departamentos e setores ligados a Secretaria Municipal de Assistência Social.
 
Ela garantiu que fará a descentralização das atividades de forma planejada, organizada e contínua, ou seja, a meta é que o padrão de atendimento humanizado e acolhedor aconteça na sede do município e no interior.
Ver Mais

Mais Vistas