Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Pais não aceitam proposta da SME e exigem aulas presenciais em União do Norte

Pais e Responsáveis se reuniram com vereadores para cobrar solução diante da precariedade das estradas, transporte escolar, prédios das escolas e possibilidade de aulas on-line no distrito Peixotense

Pais não aceitam proposta da SME e exigem aulas presenciais em União do Norte
Foto: Reunião realizada com os pais
Aconteceu na manhã desta quarta-feira (01) nas dependências do Centro Catequético de União do Norte, reunião ampliada para discutir a volta as aulas do ano letivo 2023, que por força de Portaria Nº 003/2023 da Secretaria Municipal de Educação deverá ser por meio de apostilas, ligação telefônica e auxilio virtual remoto (Internet - Grupos de Whatsapp).
 
Participaram da reunião dezenas de pais, mães e responsáveis pelos estudantes matriculados na Escola Municipal Vida e Esperança no núcleo urbano do maior Projeto de Assentamento da América Latina.
 
Todos os presentes na reunião, além de extremamente revoltados e indignados, não aceitaram a proposta apresentada pela Secretaria de Educação e acabaram por não levar as apostilas e decidiram não faz parte dos grupos de whatsapp.
 
Eles alegam que é uma obrigação da Prefeitura oferecer aulas presenciais aos seus filhos, trata-se de um Direito Constitucional e que está sendo tolhido, uma vez que muitos dos pais são agricultores e não possuem formação e conhecimento o suficiente para ajudar as crianças nas lições apostiladas, por vídeos, áudios e mensagens, tornando o processo ensino-aprendizado praticamente inválido.
 
Os pais e responsáveis ainda denunciaram a falta de planejamento da administração Peixotense com relação ao desenvolvimento de ações preventivas de infraestrutura nas estradas dos travessões, onde por conta das fortes chuvas, pontes, pontilhões e bueiros foram destruídos, algo que acontece todos os anos, mas que não são executadas obras estruturantes para garantir a trafegabilidade e que comunidades rurais não fiquem ilhadas.
 
A população não aceita mais tanta embromação, atraso, desrespeito e malversação do dinheiro público, já que uma obra de reforma e adequação, como é o caso da Escola Municipal Vida e Esperança perdura por mais de dois anos.
 
Outra reivindicação da comunidade escolar diz respeito a precariedade dos ônibus locados para fazer o transporte de alunos que estão em péssimas condições e fora dos padrões de segurança exigidos pelo Ministério da Educação.
 
Os mais de 12.000 habitantes de União do Norte cobram que sejam aplicados os recursos do FETHAB, Mineração, Agronegócio e da arrecadação de tributos na melhoria dos serviços públicos de saúde, educação, infraestrutura, coleta de lixo, iluminação pública e nas demais áreas, uma vez que nunca em sua história houve tanto descaso com esta localidade que faz parte do território da cidade de Peixoto de Azevedo.
 
Os vereadores, Rosangela Matos Dias (Zinha), Eliege Krul, Chiquinho Aboiador, Zal Vacaro, Mário do Gás e Professor Evandro, ouviram as denúncias, reclames, indignações e cobranças dos cidadãos e disseram que buscarão uma resposta positiva e urgente para a atual situação.
 
Caso não sejam atendidas em seus pleitos, os pais estão se mobilizando para realizar uma manifestação pacífica em frente à Prefeitura Municipal de Peixoto de Azevedo.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Política

Futuro Presidente da Câmara cumpre agenda em Cuiabá

Vereador eleito Thawê Garimpeiro acompanha Prefeito Paulistinha na AL-MT

Futuro Presidente da Câmara cumpre agenda em Cuiabá
Foto: Comitiva de Peixoto na AL-MT
O Prefeito Paulistinha juntamente com a Primeira Dama Cristiane Lima, o membro da Comissão de Transição de Governo Aciomar Marques e o Vereador eleito Thawê Garimpeiro estão cumprindo agenda em Cuiaba-MT.
 
Eles estiveram reunidos com o Líder do Governador Mauro Mendes na AL-MT, Deputado Dilmar DalBosco, que está fazendo a interlocução do próximo Prefeito Peixotense e dos Vereadores junto às Secretarias de Estado afim de inserir o município no radar de investimentos governamentais em todos os setores públicos no exercício de 2025.
 
Thawê Garimpeiro que obteve a expressiva votação (485 votos) e que pela primeira vez assume um mandato eletivo se demonstra atento as demandas vindas da população e está comprometido em buscar apoio dos parlamentares estaduais e federais para sanar problemas, otimizar e qualificar todos os serviços e o acesso dos cidadãos as políticas públicas de saúde, educação, infraestrutura, habitação, segurança, assistência social, geração de empregos, agricultura, esporte, cultura, mineração e outros.
 
“Não serei vereador de gabinete. Buscarei todas as lideranças políticas que exercem mandatos em Cuiabá e Brasília para que Peixoto de Azevedo e União do Norte resgatem a credibilidade político-administrativo. Somos um polo de desenvolvimento regional de grande potencial para a economia Mato-grossense e precisamos retirar a nossa cidade da estagnação, executando obras, projetos, ações e trabalhos providenciais para a qualidade de vida de nosso povo e a atração de novos empreendimentos”, mencionou o futuro vereador Thawê Garimpeiro, que possivelmente será eleito Presidente do Poder Legislativo da Capital do Ouro.
Ver Mais

Esportes

Ajude a garantir a participação de atletas do Jiu-Jitsu no Campeonato Mundial em SP

Rotary Clube realiza evento em prol da participação dos atletas do Projeto Rota da Luta em competição mundial representando Peixoto de Azevedo

Ajude a garantir a participação de atletas do Jiu-Jitsu no Campeonato Mundial em SP
Foto: Atletas Projeto Rota da Luta
Você sabia que 60 crianças e adolescentes participam do ‘Projeto Rota da Luta’ em Peixoto de Azevedo-MT.
 
Uma ação esportiva de impacto na formação disciplinar, física, intelectual e cidadã que foi idealizada pelo Professor Paulo Mag (faixa preta-3º grau) da Academia Melvin Revilla com sede em Manaus e filias nos estados do Maranhão, Roraima, São Paulo e está presente também na Suíça e nos Estados Unidos.
 
O Projeto Rota da Luta tem o apoio do Rotary Club e parceria com a Mineradora P.A Gold e a Cooperativa de Credito Sicredi.
 
As atividades começaram em meados de Março de 2023 na vila Olímpica ganhando visibilidade, incentivo e apoiadores. Atualmente os treinos acontecem na Casa da Amizade localizada no Bairro Alvorada.
A cada dia o Jiu-Jitsu tem proporcionado motivação e a vida de vários atletas, melhorando inclusive o desempenho escolar e o fortalecimento dos vínculos de amizade.
 
Outro fator positivo diz respeito a melhoria do condicionamento físico, ganho de autonomia, equilíbrio de decisão e autoconfiança para a realização das atividades do dia a dia, além de proporcionar bem estar e elevação da autoestima.
 
No projeto os alunos contam com acompanhamento psicológico da Drª Karim de Araujo e preparação física da Educadora Física Professora Li Mascarenhas.
 
Com foco, treinamento, disciplina e muita disposição os alunos do Projeto Rota da Luta já fizeram bonito e brilharam nos tatames de níveis municipal, estadual, nacional e até internacional.
 
Já está agendada para este mês de novembro a participação de cinco atletas no Campeonato Mundial de Jiu-jitsu que acontecerá em São Paulo.
 
Como Apoiar
 
O Rotary Clube estará realizando no próximo dia 14 de novembro (Quinta-Feir) uma Deliciosa Macarronada nas dependências do Pavilhão da Igreja Católica a partir das 20h no valor de R$ 50,00 tanto para comer no local ou levar para casa.
Lembrando que crianças de até 5 anos não pagam e crianças de 6 a 10 anos pagam apenas a metade (R$ 25,00). É importante não esquecer de levar pratos e talheres.
Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

Estradas, Saúde e Educação principais reivindicações de Comunidades Rurais

Prefeito eleito Paulistinha e Vereadores vão de encontro as demandas das Comunidades Elza Koller e Triângulo em União do Norte

Estradas, Saúde e Educação principais reivindicações de Comunidades Rurais
Foto: Prefeito eleito e vereadores
O futuro prefeito de Peixoto de Azevedo, Nilmar Miranda (Paulistinha-UB) continua cumprindo agenda nas comunidades do interior, não apenas para agradecer os mais de 80% dos votos de União do Norte e Projetos de Assentamentos Rurais adjacentes, mas principalmente para ouvir os reclames, reivindicações, ideias e sugestões dos moradores desta região que conta com mais de 12.000 habitantes.
 
Paulistinha esteve acompanhado dos Vereadores, Oldair da Farmácia e Professor Clécio, e da Primeira Dama Cristiane Lima.
 
Na oportunidade foram realizadas reuniões no PA São José Travessão 03 (Escola Municipal Elza Koller) e na Comunidade Triangulo (Margens da MT-322).
 
As famílias de pequenos produtores rurais foram unanimes em elencar os principais problemas que travam o desenvolvimento da agricultura familiar e a permanência no campo.
 
Foram solicitados de forma urgente a recuperação das estradas com patrolamento, cascalhamento, eliminação de curvas, abertura de saídas de água e a substituição das pontes, pontilhos e bueiros de madeira por aduelas e manilhas de concreto.
 
No que se refere a educação, melhoria na infraestrutura, equipamentos e aparelhos, uniformes e materiais escolares, fortalecimento da merenda escolar, valorização dos profissionais da educação e ônibus novos para o transporte seguro e confiável de todos os alunos.
 
As lideranças do Travessão 03 e do Triangulo também conclamaram ao Prefeito Paulistinha e aos Vereadores Professor Clécio e Oldair da Farmácia, uma melhor gestão e reestruturação dos serviços prestados nos Postos de Saúde e Pronto Atendimento do distrito União do Norte, bem como a disponibilização de mais ambulâncias para urgências e emergências, abastecimento da farmácia, celeridade nos exames de maior complexidade e a realização de mutirões de saúde.
 
A Primeira Dama, Cristiane Lima, destacou que está fazendo visitações aos programas, projetos, coordenações, órgãos, departamentos e setores ligados a Secretaria Municipal de Assistência Social.
 
Ela garantiu que fará a descentralização das atividades de forma planejada, organizada e contínua, ou seja, a meta é que o padrão de atendimento humanizado e acolhedor aconteça na sede do município e no interior.
Ver Mais

Mais Vistas