A Médica Responsável pelo Centro de Atendimento a COVID-19 de Peixoto de Azevedo, Dra. Adriane Demleitner, fez um alerta à população devido ao aumento de casos notificados, suspeitos e confirmados no município.
Segundo ela, de setembro a outubro de 2020, as notificações haviam se estagnado devido ao cumprimento das medidas de prevenção por parte da comunidade. Com a chegada do período de festas de final de ano, principalmente devido as aglomerações, a procura praticamente dobrou de pessoas com sintomas gripais.
O Centro de Atendimento recebe as demandas das Unidades Básicas de Saúde, e desenvolve consultas, coleta de exames, procedimentos básicos de observação, distribuição de medicamentos e acompanha os casos confirmados em isolamento (quarentena), e quando necessário faz o encaminhamento para o Hospital Regional.
A Médica Dra. Adriane, disse que em setembro atendia em média de oito a dez pessoas por dia, já nos meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021 a procura chegou a 25 pacientes/dia no Centro de Atendimento a COVID-19, que funciona no antigo prédio da Creche Irmã Dulce.
“A situação é crítica e temerosa, pois o aumento do número de casos de coronavírus acontece na cidade e no distrito União do Norte. Precisamos da conscientização da população no cumprimento das medidas preventivas, principalmente no que diz respeito a higienização das mãos, utilização de álcool em gel, uso de máscara facial, distanciamento social e cumprimento da quarentena. Esses fatores são eficazes para minimizarmos a potencialidade da disseminação e contágio”, comentou a Dra. Adriane.
A gravidade está evidenciada no Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde que mostra 3.838 casos notificados, 1.569 confirmados, 100 casos suspeitos e 47 mortes pela COVID-19.
“Solicitamos que as pessoas ao sentirem os primeiros sintomas, procurem de imediato os postos de saúde e até mesmo o centro de atendimento. Iremos proceder todos os procedimentos preconizados pelo Ministério da Saúde, e se ocorrer casos de maior gravidade tomaremos as medidas de encaminhamento ao Hospital Referencial da COVID-19. Contamos com uma equipe multiprofissional para este acolhimento imediato, com médico, enfermeiro, técnicos e auxiliares”, esclareceu a Médica Dra. Adriane Demleitner.
O Centro de Atendimento a COVID-19 está estruturada com Consultório Médico, Sala de Triagem, Sala de Coleta de Exames, Farmácia, Sala de Observação e Recepção.