Atendendo solicitação dos moradores dos Bairros Centro Antigo e Nova Esperança, a Secretaria de Obras de Peixoto de Azevedo deverá dar início às obras de construção da Ponte de Aduelas de Concreto fazendo a ligação das Ruas Lauro Leite e Parnaíba no Córrego das Lavadeiras.
Atualmente existe no local uma ponte de madeira já deteriorada e que visivelmente representa perigo e insegurança aos ciclistas, motociclistas, motoristas e até mesmo pedestres.
O Prefeito Maurício Ferreira de Souza esteve pessoalmente averiguando a caótica situação da travessia e determinou urgência na execução das obras de montagem da ponte de aduelas pré-moldadas já dentro das dimensões preestabelecidas, ou seja, será de 10 metros de extensão por 9 metros de largura com passagem lateral especificamente para pedestres.
“Nós investimos mais de R$ 200 mil na aquisição de aduelas, afim de resolver definitivamente essa problemática que perdura a mais de 30 anos. É importante que se diga que existe a escassez da matéria-prima e a madeira a ser empregada na construção de uma nova travessia, obrigatoriamente deve ser inspecionada e de procedência legal, sem contar que as constantes manutenções representam em maior custo aos cofres públicos. Dentro deste planejamento iremos substituir madeira por concreto. Sistema proporciona rapidez, segurança, economia e beleza para a obra de arte”, enfatizou o Prefeito Maurício Ferreira.
Ele aproveitou para solicitar a compreensão dos moradores e usuários deste caminho, uma vez que será feito um desvio para a Secretaria de Obras possa trabalhar com seus maquinários e servidores.
“Recebi inúmeras ligações de moradores desses bairros e de diversas empresas, comércios, prestadores de serviços e da comunidade em geral, uma vez que o fluxo de trânsito nesta região que margeia a rodovia BR-163 é muito grande. Humildemente solicitei que aguardassem até a chegada do período de estiagem e a organização da Secretaria de Obras para executar uma obra duradoura, e que de fato será”, declarou o Prefeito.
Para se ter uma ideia, a expectativa do tempo de vida útil de uma aduela de concreto, quando corretamente projetado, fabricado e assentado, é da ordem de grandeza de 50 anos.
As Ruas Lauro Leite e Parnaíba que levam a importantes equipamentos públicos, como o Posto de Saúde, Conjunto Habitacional e ao futuro Campo de Futebol Sintético (em execução) deverão ser pavimentadas ainda este ano.