Uma importante reunião com assentados do Incra na região do Distrito União do Norte foi realizada na sexta-feira, 31, nas dependências do Salão Paroquial, onde foram tratados diversos assuntos, entre eles a regularização fundiária e o georreferenciamento dos lotes dos assentados.
A busca pela titulação das áreas é uma luta que vem sendo travada a alguns anos e a falta da titulação e da escritura em cartório tem dificultado a vida dos pequenos produtores, assentados naquela região.
O vereador Paulo Cezar Dendena (MDB) tem acompanhado todo o processo e dialogado com o Executor do Incra da Unidade de Guarantã do Norte, responsável pela região do Vale do Peixoto, em busca de uma solução rápida para que esses assentados possam ser títulos.
Um dos empecilhos tem sido a questão do georreferenciamento, que para muitos assentados tem um preço alto e inacessível fazendo com que muitos não autorizem o trabalho. Neste sentido durante a reunião o Vereador, Paulo Dendena, solicitou ao Superintendente do Incra, Ivanildo Teixeira Thomaz, que busque junto a empresa responsável pelo serviço de georreferenciamento uma forma de parcelar o valor para que mais assentados possam autorizar a realização do serviço em sua área.
Paulo Dendena disse que a falta de recursos por parte do Incra para a realização dos serviços e de uma fiscalização maior é do conhecimento de todos, mas as parcerias com as Associações e Sindicatos, tem sido de suma importância para que o trabalho seja realizada e os assentados possam ter em mãos o titulo de propriedade da área e dar andamento na escritura definitiva.
A reunião contou com a presença maciça dos assentados que fizeram seus questionamentos aos representantes do Incra e da Progeo, empresa responsável pelo trabalho de georreferenciamento.