Novo Mundo
Reunião discute fortalecimento da Agricultura Familiar em NM
O evento contou com a participação do Deputado Federal Carlos Bezerra , Ex-Prefeito de Matupá Valtinho Miotto, SEAF-MT, COOPERNOVA e 23 Associações e Cooperativas
07/06/2021 às 05:48
A convite do Deputado Federal, Carlos Bezerra, do Prefeito de Novo Mundo Toni Mafini e da Câmara de Vereadores, o ex-prefeito de Matupá, Valtinho Miotto participou de importante reunião de trabalho visando o fortalecimento da Agricultura Familiar Novomundense.
Na oportunidade esteve presente os representantes da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF-MT), Clovis Figueiredo Cardoso, da AL-MT Deputado Estadual Thiago Silva, Presidente da COOPERNOVA de Terra Nova do Norte, Daniel Robson Silva e os presidentes das cerca de 23 associações e cooperativas daquele município.
A reunião foi muito produtiva onde endossamos as reivindicações da Secretaria de Agricultura, Poder Legislativo, Agricultores Familiares e demais lideranças de Novo Mundo.
"Ficou pactuado com o Deputado Federal Carlos Bezerra a destinação de 02 Patrulhas Agrícolas, 30 Kits de Irrigação, Toneladas de Calcário, Bombas Intercostais Motorizadas, Ações de Regularização Fundiária Rural, Parceria com a COOPERNOVA para aquisição da produção leiteira, Termo de Cooperação para Assistência Técnica, incentivo a Fruticultura e outras Cadeias Produtivas e demais políticas públicas de fomentação da Agricultura Familiar", disse Valtinho Miotto.
Ele agradeceu a SEAF-MT, COOPERNOVA, Prefeito Toni Mafini e a Câmara Municipal de Vereadores por buscarem junto ao Deputado Federal Carlos Bezerra uma maior participação do Governo Federal na implementação de projetos e aporte de investimentos na tecnificação e modernização dos arranjos produtivos da agricultura familiar de Novo Mundo, que dispõe de terras férteis e grande potencial agropecuário.
Ver Mais
Política
Futuro Presidente da Câmara cumpre agenda em Cuiabá
Vereador eleito Thawê Garimpeiro acompanha Prefeito Paulistinha na AL-MT
12/11/2024 às 08:24
O Prefeito Paulistinha juntamente com a Primeira Dama Cristiane Lima, o membro da Comissão de Transição de Governo Aciomar Marques e o Vereador eleito Thawê Garimpeiro estão cumprindo agenda em Cuiaba-MT.
Eles estiveram reunidos com o Líder do Governador Mauro Mendes na AL-MT, Deputado Dilmar DalBosco, que está fazendo a interlocução do próximo Prefeito Peixotense e dos Vereadores junto às Secretarias de Estado afim de inserir o município no radar de investimentos governamentais em todos os setores públicos no exercício de 2025.
Thawê Garimpeiro que obteve a expressiva votação (485 votos) e que pela primeira vez assume um mandato eletivo se demonstra atento as demandas vindas da população e está comprometido em buscar apoio dos parlamentares estaduais e federais para sanar problemas, otimizar e qualificar todos os serviços e o acesso dos cidadãos as políticas públicas de saúde, educação, infraestrutura, habitação, segurança, assistência social, geração de empregos, agricultura, esporte, cultura, mineração e outros.
“Não serei vereador de gabinete. Buscarei todas as lideranças políticas que exercem mandatos em Cuiabá e Brasília para que Peixoto de Azevedo e União do Norte resgatem a credibilidade político-administrativo. Somos um polo de desenvolvimento regional de grande potencial para a economia Mato-grossense e precisamos retirar a nossa cidade da estagnação, executando obras, projetos, ações e trabalhos providenciais para a qualidade de vida de nosso povo e a atração de novos empreendimentos”, mencionou o futuro vereador Thawê Garimpeiro, que possivelmente será eleito Presidente do Poder Legislativo da Capital do Ouro.
Peixoto de Azevedo
Vice-Governadoria: Em pauta recuperação de estradas rurais de Peixoto de Azevedo
Prefeito eleito e futuro presidente da Câmara se reúnem com o Vice-Governador Otaviano Pivetta buscando soluções para precariedade de estradas rurais
13/11/2024 às 07:22
Em audiência com o Vice-Governador, Otaviano Pivetta, o Prefeito eleito de Peixoto de Azevedo, Paulistinha e o Vereador e futuro Presidente da Câmara Municipal, Thawê Garimpeiro, discutiram apoio governamental da Vice-governadoria a ações urgentes e prioritárias no município, distrito União do Norte e nos 11 assentamentos rurais.
Acompanhados do Líder do Governo na AL-MT, Dilmar DalBosco, eles solicitaram que seja desenvolvido em parceria com a Prefeitura um Mutirão ou Força Tarefa para recuperar as estradas e de forma gradativa e continua substituir pontes, bueiros e pontilhões de madeira por estruturas perenes de concreto - pontes, linhas de manilhas e galerias de aduelas.
Paulistinha e Thawê Garimpeiro destacaram o grande empecilho e entrave ocasionados ao setor produtivo agropecuário, mineral, madeireiro, agronegócio, agricultura familiar e as demais cadeias produtivas e fontes de geração de empregos e renda por conta das péssimas condições de trafegabilidade, que chegam a deixar comunidades inteiras isoladas no período de chuvas, impedindo o direito de ir e vir das pessoas e até mesmo restringindo o acesso aos serviços públicos e demais assistências essenciais na zona rural que por si conta com mais de 3.000 km de vias não pavimentadas e que na atual gestão não recebeu a atenção e os investimentos praticamente obrigatórios.
“Estamos apresentando em fotos e filmagens a situação das estradas do distrito e dos assentamentos, o abandono das aduelas as margens das vias em meio ao matagal. É óbvio que não temos maquinários o suficiente, mas neste primeiro momento precisamos que o Governo nos dê assistência para ações urgentes de recuperação da malha do interior, justamente para não prejudicar o escoamento da produção. Vamos dar o primeiro passo, inclusive com parcerias publico-privadas”, destacou Paulistinha.
O Vereador Thawê Garimpeiro disse estar confiante no compromisso do Vice-Governador Otaviano Pivetta, que já foi Prefeito de Lucas do Rio Verde e Deputado Estadual, desta forma é profundo conhecedor da relevância da infraestrutura das estradas para o desenvolvimento dos municípios Mato-grossenses.
Esportes
Ajude a garantir a participação de atletas do Jiu-Jitsu no Campeonato Mundial em SP
Rotary Clube realiza evento em prol da participação dos atletas do Projeto Rota da Luta em competição mundial representando Peixoto de Azevedo
13/11/2024 às 07:30
Você sabia que 60 crianças e adolescentes participam do ‘Projeto Rota da Luta’ em Peixoto de Azevedo-MT.
Uma ação esportiva de impacto na formação disciplinar, física, intelectual e cidadã que foi idealizada pelo Professor Paulo Mag (faixa preta-3º grau) da Academia Melvin Revilla com sede em Manaus e filias nos estados do Maranhão, Roraima, São Paulo e está presente também na Suíça e nos Estados Unidos.
O Projeto Rota da Luta tem o apoio do Rotary Club e parceria com a Mineradora P.A Gold e a Cooperativa de Credito Sicredi.
As atividades começaram em meados de Março de 2023 na vila Olímpica ganhando visibilidade, incentivo e apoiadores. Atualmente os treinos acontecem na Casa da Amizade localizada no Bairro Alvorada.
A cada dia o Jiu-Jitsu tem proporcionado motivação e a vida de vários atletas, melhorando inclusive o desempenho escolar e o fortalecimento dos vínculos de amizade.
Outro fator positivo diz respeito a melhoria do condicionamento físico, ganho de autonomia, equilíbrio de decisão e autoconfiança para a realização das atividades do dia a dia, além de proporcionar bem estar e elevação da autoestima.
No projeto os alunos contam com acompanhamento psicológico da Drª Karim de Araujo e preparação física da Educadora Física Professora Li Mascarenhas.
Com foco, treinamento, disciplina e muita disposição os alunos do Projeto Rota da Luta já fizeram bonito e brilharam nos tatames de níveis municipal, estadual, nacional e até internacional.
Já está agendada para este mês de novembro a participação de cinco atletas no Campeonato Mundial de Jiu-jitsu que acontecerá em São Paulo.
Como Apoiar
O Rotary Clube estará realizando no próximo dia 14 de novembro (Quinta-Feir) uma Deliciosa Macarronada nas dependências do Pavilhão da Igreja Católica a partir das 20h no valor de R$ 50,00 tanto para comer no local ou levar para casa.
Lembrando que crianças de até 5 anos não pagam e crianças de 6 a 10 anos pagam apenas a metade (R$ 25,00). É importante não esquecer de levar pratos e talheres.