Redes Sociais
Redes Sociais

MINERAÇÃO

Prefeitura, COOGAVEPE e AL-MT debatem Mineração na Gleba Liberdade

Vereador Samuel articula reunião para tratar sobre o desenvolvimento mineral na região de Flor da Serra e Alto Alegre

Prefeitura, COOGAVEPE e AL-MT debatem Mineração na Gleba Liberdade
Foto: Reunião na Prefeitura
Matupá é um dos municípios que compõem a área de abrangência da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto - COOGAVEPE.
 
Neste dia 21 de abril aconteceu reunião de trabalho que envolveu a Prefeitura, Câmara de Vereadores, COOGAVEPE, o representante da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Diego Guimarães e garimpeiros da Gleba Liberdade.
 
Esteve em pauta o pleito já formalizado a uma empresa de mineração que é detentora dos direitos minerais para que autorize a anuência aos garimpeiros Matupaenses no sentido de atuarem dentro dos preceitos da legislação na extração de ouro com todo suporte de consultoria, assessoramento e assistência da cooperativa de garimpeiros.
 
O Prefeito Bruno Mena destacou que a mineração é uma das bases da economia local e representa uma forte fonte de geração de empregos e desenvolvimento socioeconômico. Para o gestor, o aprimoramento das políticas públicas para o setor de mineração nas esferas de governo é essencial para o progresso da sociedade e o fortalecimento da atividade de mineração legal e ambientalmente sustentável.
 
O Presidente da COOGAVEPE - Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto, Gilson Gomes Camboim, fez uma explanação sobre os grandes avanços do processo de mineração como: desenvolvimento de pesquisas, viabilização de licenciamentos ambientais, inovação tecnológica no processo de extração, transparência na comercialização do minério, recuperação de áreas degradadas e validação do trabalho do garimpeiro.
 
O Deputado Diego Guimarães colocou-se a disposição da classe garimpeira para criar leis que otimizem o desenvolvimento do setor de mineração, observando todos os aspectos legais de cunho ambiental, garantindo respaldo governamental para pesquisas geológicas, celeridade na emissão dos licenciamentos, parceria público privada em projetos ambientais, apoio à inovação e tecnologia e busca da certificação do garimpo de ouro, levando-se em conta os diferentes requisitos de saúde, ética, trabalho, direitos humanos, legalidade, dentre outros, afim de organizar e legalizar a extração aurífera proporcionando segurança aos garimpeiros e as comunidades afetadas pela atividade.
 
O Vereador, Samuel Carteiro, agradeceu a participação do Prefeito Bruno Mena, Deputado Diego Guimarães e dos garimpeiros neste encontro propositivo e que visa dar suporte aos empreendedores e gestores de mineração legalmente constituídos, de forma que continuem trabalhando para o sustento de suas famílias, a geração de postos de trabalho e renda em Matupá.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Peixoto de Azevedo

AGRIPAC foi parceira na Corrida 5K Peixoto 38 anos

Associação de Agricultores Familiares garantiu mesa farta de frutas aos mais de 300 participantes da corrida de rua

AGRIPAC foi parceira na Corrida 5K Peixoto 38 anos
Foto: Atletas aproveitaram frutas produzidas pela Agripac
A convite da prefeitura municipal de Peixoto de Azevedo firmamos a parceria na oferta de frutas aos atletas da Corrida Peixoto 38 Anos 5K realizada neste domingo dia 07 de julho na Praça dos Três Poderes.
 
Mais de 300 participantes reforçaram as forças através das frutas produzidas nos 11 Projetos de Assentamentos Rurais de nosso município.
 
Melancia, melão, banana e outras frutas que contém todos esses elementos essenciais compostas por água, carboidratos, fibras, proteínas e minerais.
 
Obrigado pelo convite e estamos prontos para ajudar a revelar os potenciais do atletismo regional, afinal, o consumo destes alimentos, têm um papel determinante na performance, podendo afetar a resistência, desempenho e rendimento.
 
Parabéns aos organizadores, participantes e aqueles que subiram ao pódio.
 
Fotos: Paulinho Chaves/Assessoria PMPAZ
Ver Mais

Social

P.A. Gold seleciona três projetos sociais em Peixoto de Azevedo

Cada projeto selecionados irá receber o aporte financeiro no valor de R$ 15 mil

P.A. Gold seleciona três projetos sociais em Peixoto de Azevedo
Foto: Divulgação

Peixoto de Azevedo, 06 de Agosto de 2024

– A P.A. Gold, mineradora produtora de ouro e cobre, divulgou nesta terça-feira, 6, resultado do primeiro edital do Programa de Incentivo a Projetos Sociais em Peixoto de Azevedo (PIPPA). Os projetos: Rota da Luta, inscrito pelo Rotary Clube; o projeto Criação de Cooperativa de Artesãs em Peixoto de Azevedo, inscrita pela Cadência Consultoria em Cooperativismo; e o projeto Viva o Atletismo, inscrita pelo Educador Físico Elves Pinho, foram selecionados para receber o aporte financeiro no valor de R$ 15.000,00, destinado ao desenvolvimento das atividades conforme descritas no processo seletivo do programa.

Os projetos foram selecionados após avaliação de Comitê Interno Avaliação de Projetos Sociais, composto por funcionário do setor socioambiental da P.A. Gold, que analisou entre outros aspectos, o impacto social, potencial de mobilização, sustentabilidade financeira e a capacidade do proponente. Ao todo foram avaliados os doze projetos inscritos no edital, no período de 17 de junho a 10 de julho.

“Independentemente dos projetos selecionados, todos apresentaram capacidade técnica para o desenvolvimento das atividades, o que tornou a decisão mais difícil, mas muito prazerosa, pois vimos a força que as pessoas do município têm em gerar soluções para questões sociais. Existem muitas pessoas capacitadas, e com o desejo de fazer a diferença no território”, disse Elianna Homobono, Analista de Comunicação e Relações Institucionais da P.A. Gold.  

Um exemplo é o projeto Rota da Luta, que leva os princípios do jiu-jítsu para dar cidadania para as crianças e adolescentes que participam do programa realizado pelo professor Faixa preta no esporte, Paulo Mag. O projeto inscrito no edital da P.A. Gold pelo Rotary Clube propõe melhorar a atual estrutura utilizada pelo instrutor, e ampliar o escopo do projeto para além do tatame, com acompanhamento escolar dos alunos, e orientação comportamental junto aos pais e cuidadores.

Já o projeto de Criação da Cooperativa de Artesãs de Peixoto de Azevedo, pretende formalizar uma associação local para unir as artesãs da cidade, para que possam integrar o sistema nacional do artesanato brasileiro, e, com isso, que permitir às artesãs parcerias, projetos e eventos que deem visibilidade e possibilidades de crescimento e geração de renda às cooperadas. O projeto inclui palestras, oficinas  sobre empreendedorismo e orientação até a formação do estatuto interno.

Enquanto o Viva o Atletismo pretende apoiar o fortalecimento do atletismo quanto esporte em Peixoto de Azevedo. Com capacidade para atender 100 crianças de todos os bairros da cidade, o projeto visa fortalecer o esporte que se tornou referência no município, através do trabalho desenvolvido pelo educador físico Elves Pinho, que já revelou talentos como o atleta Almir Junior, que disputou as Olimpiadas no Japão e está classificado para Olimpiadas deste ano em Paris.

Próximos passo

Os proponentes dos projetos selecionados foram convidados para participar do 1º Workshop de Responsabilidade Social, que será realizado no dia 8 de Agosto, no Auditório da Câmara dos Vereadores de Peixoto e Azevedo. O encontro é prerrogativa para continuidade do programa e será o marco de início da parceria entre a empresa e os projetos. Durante o encontro, serão informados os detalhes do depósito financeiro, do acompanhamento dos projetos, divulgação do resultado de apoio institucional da empresa.

“O PIPPA não se trata apenas de financiar as ideias, mas de estar próximo, de sermos parceiros institucionais e acompanhar os resultados, estarmos ao lado do proponentes e fazer parte das histórias de vidas transformadas pelos projetos”, completou Elianna.

Sobre a P.A. Gold

A P.A. Gold Mineração e Metalurgia é uma mineradora 100% brasileira, localizada na cidade de Peixoto de Azevedo, Mato Grosso, que busca ser pioneira em mineração subterrânea de veios estreitos em uma das regiões minerárias mais promissoras do país.

Ver Mais

Mais Vistas