Redes Sociais
Redes Sociais

MINERAÇÃO

Mineradores defendem que Projeto de Lei é um marco para o desenvolvimento sustentável de MT

Em 2021 somente a mineração de ouro injetou valores superiores a 6 bilhões de reais na economia do Estado

Mineradores defendem que Projeto de Lei é um marco para o desenvolvimento sustentável de MT
Foto: Mineração em MT

“Fazer compensação da reserva legal em uma área maior que a explorada, dentro do mesmo bioma, significa um marco para a legislação ambiental mato-grossense”. A afirmação é do presidente da Federação das Cooperativas de Mineração do Estado de Mato Grosso – Fecomim, Gilson Camboim, ao comentar a aprovação, pela Assembleia Legislativa do Estado, do Projeto de Lei Complementar n. 58/2020. Ele pondera que as novas regras devem ser aplicadas com estrita observância das normas ambientais e, por isso mesmo, a compensação da Reserva Legal só pode acontecer se o órgão ambientar assim consentir.

O principal avanço do PLC-58/2020 apontado pela Fecomin diz respeito às medidas compensatórias adotadas para os casos extrapropriedade, já que a norma possibilita que o minerador indique outra área como reserva legal fora da propriedade, desde que essa pertença ao mesmo bioma e que seja 5% maior que explorada. Isso se dará, como diz o Projeto aprovado, sempre com a anuência e o licenciamento do órgão ambiental e mantida a obrigação legal de que o minerador recupere a área explorada.

“A jazida mineral existente no subsolo de uma propriedade dificilmente abrangerá a totalidade da área de reserva legal, na grande maioria dos casos, elas abrangem pequenas porções da reserva”, observou.

O presidente defende que, mesmo estando entre os setores que mais empregam direta e indiretamente em Mato Grosso - ao longo de toda cadeia produtiva, as estimativas são de 12 postos de trabalho gerados para cada emprego direto -, a mineração ainda carece de instrumentos normativos e políticas públicas que viabilizem e incentivem seu desenvolvimento sustentável, inclusive adaptando e racionalizando os procedimentos ligados ao licenciamento da atividade. 

Para ilustrar a importância do setor, Gilson aponta que em 2021 somente a mineração de ouro injetou valores superiores a 6 bilhões de reais na economia do Estado, correspondentes  a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) e ao Imposto pela Operação Financeira do Ouro – (IOF-Ouro), além de  dezenas de outros impostos gerados indiretamente ao longo da cadeia comercial.

O gestor considera as críticas ao PLC como resultado da falta de conhecimento da matéria e ressalta que “não há interferência no regime protetivo da área de reserva legal como estão falando, não há supressão ou redução do que foi estabelecido pelo Código Florestal. Muito pelo contrário, a matéria visa positivar na legislação estadual a possibilidade de que os proprietários rurais/mineradores adotem medidas compensatórias previamente ao desenvolvimento da atividade”. Gilson Camboim destaca, ainda, que normas idênticas estão em vigor nos Estados de Goiás e Minas Gerais sem nenhuma manifestação contrária dos órgãos ambientais federal, o que demonstra a inexistência de conflito entre as leis estaduais e a lei e a Constituição Federal.

Diante disso, conclui Camboim, “essa é uma iniciativa que parte de um pressuposto moderno e atual a respeito das atividades produtivas em geral e das atividades de exploração das riquezas naturais: a de que a preservação do meio ambiente e a prosperidade econômica devem ser compatibilizadas, na medida da tecnologia e das técnicas ao alcance, em benefício da sociedade e das futuras gerações”.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Saúde

Alunos da APAE são atendidos em ação de saúde odontológica

Programa de Saúde Bucal e Acadêmicos da UNIFAMA desenvolvem ação preventiva na Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais

Alunos da APAE são atendidos em ação de saúde odontológica
Foto: Equipe de Mobilização em Saúde Bucal

A Secretaria de Saúde através da Coordenação do Programa de Saúde Bucal em parceria com os Acadêmicos de Odontologia da Unifama esteve realizando ação preventiva junto aos mais de 100 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE.

De forma lúdica os odontólogos e acadêmicos desenvolveram uma programação com palestras orientativas, teatro, avaliação bucal, escovação, aplicação de flúor, diagnóstico precoce e encaminhamento para as Unidades Básicas de Saúde.

A Coordenadora do Programa de Saúde Bucal, Letícia Rodrigues, destacou que o trabalho é feito com muita sensibilidade, empatia e humanização. Todos os casos diagnosticados serão direcionados para os procedimentos e tratamentos com agenda de prioridade.

É determinação do Prefeito de Peixoto de Azevedo, Paulistinha, garantir políticas públicas que assegurem o direito de acesso à saúde as pessoas com deficiência de forma inclusiva e sem qualquer tipo de discriminação, pois todos os pacientes portadores de necessidades especiais (PNE) requerem cuidado, atenção e atendimento odontológico diferenciados.

Ver Mais

Educação

Prefeito Paulistinha visita Escola Rural Jarinã e garante investimentos

Escola Rural da MT-322 atende crianças e adolescentes das grandes fazendas da região

Prefeito Paulistinha visita Escola Rural Jarinã e garante investimentos
Foto: Escola Jarinã

Uma caravana liderada pelo Prefeito Paulistinha com a participação do Secretário de Educação, João Paulo Silva Souza, Assessores Pedagógicos do Campo e equipe Técnica Administrativa, percorreu cerca de 200 km para cumprir agenda na Fazenda Jarinã as margens da MT-322.

Na região o Prefeito Paulistinha na companhia do Pecuarista e Empresário Milton Belincanta, Diretores Proprietários e Gestores da Fazenda, visitou e vistoriou as salas anexas da Escola Vida e Esperança – Unidade Escolar Jarinã - e verificou as urgentes necessidades com relação a reforma, ampliação e adequação física.

Em reunião de trabalho propositivo, ficou firmada a parceria para que os mais de 40 alunos das fazendas do entorno possam frequentar a sala de aula com dignidade e humanização, ou seja, com transporte escolar, quadro de professores e funcionários, mobiliário e equipamentos, materiais didáticos, uniformes escolares, merenda e demais atividades complementares para formação educacional efetiva e de qualidade dos estudantes.

A Secretaria de Educação estará providenciando o cumprimento de todos os compromissos e fara os investimentos imprescindíveis por entender que a educação do campo é um importante instrumento para as comunidades rurais.

“Além dessas melhorias está em nosso plano de trabalho o desenvolvimento de projetos que buscam garantir um aprendizado diretamente relacionado às atividades desta região para que as crianças e adolescentes possam aprimorar suas habilidades e se destacar dentro de seus meios de vida”, enfatizou o Secretário de Educação, João Paulo Silva Souza.

Visitação a Fazenda Jarinã

Ver Mais

Saúde

Em visita de rotina Prefeito de Peixoto esteve na Farmácia Municipal

Estoque deverá chegar a 100% de capacidade nos próximos 40 dias e irá suprir necessidades das Unidades de Saúde Peixotenses

Em visita de rotina Prefeito de Peixoto esteve na Farmácia Municipal
Foto: Visitação a Farmácia Municipal

O Prefeito Paulistinha tem acompanhado de perto o funcionamento da Farmácia Municipal para que seja mantido o estoque de medicamentos à população Peixotense atendida nos Postos de Saúde, Caps, Centro de Reabilitação e Unidade de Pronto Atendimento.

Em mais uma vistoria de rotina o gestor constatou que a farmácia está com o estoque em 80% após investimento da ordem de R$ 300 mil na aquisição de remédios e insumos. Nos próximos 40 dias a repartição chegará a 100% com a conclusão do processo licitatório que cumpre as exigências da legislação.

Materiais para curativos, coleta de preventivos, testes rápidos, reagentes de glicemia, para odontologia, entre outros também estão disponíveis na Farmácia Básica Municipal.

Outra boa notícia é de que a farmácia será transferida para o anexo da Secretaria de Saúde e ocupará um espaço que proporcionará melhores condições de trabalho, armazenamento, distribuição e atendimento eficiente e humanizado aos cidadãos Peixotenses.

Um dos grandes compromissos do Prefeito Paulistinha foi a retomada imediata da soroterapia nas Unidades Básicas de Saúde, ou seja, nos postinhos de Peixoto de Azevedo e União do Norte após praticamente seis meses de paralização deste tipo de serviço de saúde, os pacientes podem contar com a administração de soros diretamente na corrente sanguínea, ação importantíssima para o fortalecimento do seu sistema imunológico.

Estoque de medicação está em 80%

Ver Mais

Mais Vistas