Redes Sociais
Redes Sociais

MINERAÇÃO

Mineradores defendem que Projeto de Lei é um marco para o desenvolvimento sustentável de MT

Em 2021 somente a mineração de ouro injetou valores superiores a 6 bilhões de reais na economia do Estado

Mineradores defendem que Projeto de Lei é um marco para o desenvolvimento sustentável de MT
Foto: Mineração em MT

“Fazer compensação da reserva legal em uma área maior que a explorada, dentro do mesmo bioma, significa um marco para a legislação ambiental mato-grossense”. A afirmação é do presidente da Federação das Cooperativas de Mineração do Estado de Mato Grosso – Fecomim, Gilson Camboim, ao comentar a aprovação, pela Assembleia Legislativa do Estado, do Projeto de Lei Complementar n. 58/2020. Ele pondera que as novas regras devem ser aplicadas com estrita observância das normas ambientais e, por isso mesmo, a compensação da Reserva Legal só pode acontecer se o órgão ambientar assim consentir.

O principal avanço do PLC-58/2020 apontado pela Fecomin diz respeito às medidas compensatórias adotadas para os casos extrapropriedade, já que a norma possibilita que o minerador indique outra área como reserva legal fora da propriedade, desde que essa pertença ao mesmo bioma e que seja 5% maior que explorada. Isso se dará, como diz o Projeto aprovado, sempre com a anuência e o licenciamento do órgão ambiental e mantida a obrigação legal de que o minerador recupere a área explorada.

“A jazida mineral existente no subsolo de uma propriedade dificilmente abrangerá a totalidade da área de reserva legal, na grande maioria dos casos, elas abrangem pequenas porções da reserva”, observou.

O presidente defende que, mesmo estando entre os setores que mais empregam direta e indiretamente em Mato Grosso - ao longo de toda cadeia produtiva, as estimativas são de 12 postos de trabalho gerados para cada emprego direto -, a mineração ainda carece de instrumentos normativos e políticas públicas que viabilizem e incentivem seu desenvolvimento sustentável, inclusive adaptando e racionalizando os procedimentos ligados ao licenciamento da atividade. 

Para ilustrar a importância do setor, Gilson aponta que em 2021 somente a mineração de ouro injetou valores superiores a 6 bilhões de reais na economia do Estado, correspondentes  a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) e ao Imposto pela Operação Financeira do Ouro – (IOF-Ouro), além de  dezenas de outros impostos gerados indiretamente ao longo da cadeia comercial.

O gestor considera as críticas ao PLC como resultado da falta de conhecimento da matéria e ressalta que “não há interferência no regime protetivo da área de reserva legal como estão falando, não há supressão ou redução do que foi estabelecido pelo Código Florestal. Muito pelo contrário, a matéria visa positivar na legislação estadual a possibilidade de que os proprietários rurais/mineradores adotem medidas compensatórias previamente ao desenvolvimento da atividade”. Gilson Camboim destaca, ainda, que normas idênticas estão em vigor nos Estados de Goiás e Minas Gerais sem nenhuma manifestação contrária dos órgãos ambientais federal, o que demonstra a inexistência de conflito entre as leis estaduais e a lei e a Constituição Federal.

Diante disso, conclui Camboim, “essa é uma iniciativa que parte de um pressuposto moderno e atual a respeito das atividades produtivas em geral e das atividades de exploração das riquezas naturais: a de que a preservação do meio ambiente e a prosperidade econômica devem ser compatibilizadas, na medida da tecnologia e das técnicas ao alcance, em benefício da sociedade e das futuras gerações”.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Política

Futuro Presidente da Câmara cumpre agenda em Cuiabá

Vereador eleito Thawê Garimpeiro acompanha Prefeito Paulistinha na AL-MT

Futuro Presidente da Câmara cumpre agenda em Cuiabá
Foto: Comitiva de Peixoto na AL-MT
O Prefeito Paulistinha juntamente com a Primeira Dama Cristiane Lima, o membro da Comissão de Transição de Governo Aciomar Marques e o Vereador eleito Thawê Garimpeiro estão cumprindo agenda em Cuiaba-MT.
 
Eles estiveram reunidos com o Líder do Governador Mauro Mendes na AL-MT, Deputado Dilmar DalBosco, que está fazendo a interlocução do próximo Prefeito Peixotense e dos Vereadores junto às Secretarias de Estado afim de inserir o município no radar de investimentos governamentais em todos os setores públicos no exercício de 2025.
 
Thawê Garimpeiro que obteve a expressiva votação (485 votos) e que pela primeira vez assume um mandato eletivo se demonstra atento as demandas vindas da população e está comprometido em buscar apoio dos parlamentares estaduais e federais para sanar problemas, otimizar e qualificar todos os serviços e o acesso dos cidadãos as políticas públicas de saúde, educação, infraestrutura, habitação, segurança, assistência social, geração de empregos, agricultura, esporte, cultura, mineração e outros.
 
“Não serei vereador de gabinete. Buscarei todas as lideranças políticas que exercem mandatos em Cuiabá e Brasília para que Peixoto de Azevedo e União do Norte resgatem a credibilidade político-administrativo. Somos um polo de desenvolvimento regional de grande potencial para a economia Mato-grossense e precisamos retirar a nossa cidade da estagnação, executando obras, projetos, ações e trabalhos providenciais para a qualidade de vida de nosso povo e a atração de novos empreendimentos”, mencionou o futuro vereador Thawê Garimpeiro, que possivelmente será eleito Presidente do Poder Legislativo da Capital do Ouro.
Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Vice-Governadoria: Em pauta recuperação de estradas rurais de Peixoto de Azevedo

Prefeito eleito e futuro presidente da Câmara se reúnem com o Vice-Governador Otaviano Pivetta buscando soluções para precariedade de estradas rurais

Vice-Governadoria: Em pauta recuperação de estradas rurais de Peixoto de Azevedo
Foto: Reunião na Vice-Governadoria
Em audiência com o Vice-Governador, Otaviano Pivetta, o Prefeito eleito de Peixoto de Azevedo, Paulistinha e o Vereador e futuro Presidente da Câmara Municipal, Thawê Garimpeiro, discutiram apoio governamental da Vice-governadoria a ações urgentes e prioritárias no município, distrito União do Norte e nos 11 assentamentos rurais.
 
Acompanhados do Líder do Governo na AL-MT, Dilmar DalBosco, eles solicitaram que seja desenvolvido em parceria com a Prefeitura um Mutirão ou Força Tarefa para recuperar as estradas e de forma gradativa e continua substituir pontes, bueiros e pontilhões de madeira por estruturas perenes de concreto - pontes, linhas de manilhas e galerias de aduelas.
 
Paulistinha e Thawê Garimpeiro destacaram o grande empecilho e entrave ocasionados ao setor produtivo agropecuário, mineral, madeireiro, agronegócio, agricultura familiar e as demais cadeias produtivas e fontes de geração de empregos e renda por conta das péssimas condições de trafegabilidade, que chegam a deixar comunidades inteiras isoladas no período de chuvas, impedindo o direito de ir e vir das pessoas e até mesmo restringindo o acesso aos serviços públicos e demais assistências essenciais na zona rural que por si conta com mais de 3.000 km de vias não pavimentadas e que na atual gestão não recebeu a atenção e os investimentos praticamente obrigatórios.
 
“Estamos apresentando em fotos e filmagens a situação das estradas do distrito e dos assentamentos, o abandono das aduelas as margens das vias em meio ao matagal. É óbvio que não temos maquinários o suficiente, mas neste primeiro momento precisamos que o Governo nos dê assistência para ações urgentes de recuperação da malha do interior, justamente para não prejudicar o escoamento da produção. Vamos dar o primeiro passo, inclusive com parcerias publico-privadas”, destacou Paulistinha.
 
O Vereador Thawê Garimpeiro disse estar confiante no compromisso do Vice-Governador Otaviano Pivetta, que já foi Prefeito de Lucas do Rio Verde e Deputado Estadual, desta forma é profundo conhecedor da relevância da infraestrutura das estradas para o desenvolvimento dos municípios Mato-grossenses.
Ver Mais

Esportes

Ajude a garantir a participação de atletas do Jiu-Jitsu no Campeonato Mundial em SP

Rotary Clube realiza evento em prol da participação dos atletas do Projeto Rota da Luta em competição mundial representando Peixoto de Azevedo

Ajude a garantir a participação de atletas do Jiu-Jitsu no Campeonato Mundial em SP
Foto: Atletas Projeto Rota da Luta
Você sabia que 60 crianças e adolescentes participam do ‘Projeto Rota da Luta’ em Peixoto de Azevedo-MT.
 
Uma ação esportiva de impacto na formação disciplinar, física, intelectual e cidadã que foi idealizada pelo Professor Paulo Mag (faixa preta-3º grau) da Academia Melvin Revilla com sede em Manaus e filias nos estados do Maranhão, Roraima, São Paulo e está presente também na Suíça e nos Estados Unidos.
 
O Projeto Rota da Luta tem o apoio do Rotary Club e parceria com a Mineradora P.A Gold e a Cooperativa de Credito Sicredi.
 
As atividades começaram em meados de Março de 2023 na vila Olímpica ganhando visibilidade, incentivo e apoiadores. Atualmente os treinos acontecem na Casa da Amizade localizada no Bairro Alvorada.
A cada dia o Jiu-Jitsu tem proporcionado motivação e a vida de vários atletas, melhorando inclusive o desempenho escolar e o fortalecimento dos vínculos de amizade.
 
Outro fator positivo diz respeito a melhoria do condicionamento físico, ganho de autonomia, equilíbrio de decisão e autoconfiança para a realização das atividades do dia a dia, além de proporcionar bem estar e elevação da autoestima.
 
No projeto os alunos contam com acompanhamento psicológico da Drª Karim de Araujo e preparação física da Educadora Física Professora Li Mascarenhas.
 
Com foco, treinamento, disciplina e muita disposição os alunos do Projeto Rota da Luta já fizeram bonito e brilharam nos tatames de níveis municipal, estadual, nacional e até internacional.
 
Já está agendada para este mês de novembro a participação de cinco atletas no Campeonato Mundial de Jiu-jitsu que acontecerá em São Paulo.
 
Como Apoiar
 
O Rotary Clube estará realizando no próximo dia 14 de novembro (Quinta-Feir) uma Deliciosa Macarronada nas dependências do Pavilhão da Igreja Católica a partir das 20h no valor de R$ 50,00 tanto para comer no local ou levar para casa.
Lembrando que crianças de até 5 anos não pagam e crianças de 6 a 10 anos pagam apenas a metade (R$ 25,00). É importante não esquecer de levar pratos e talheres.
Ver Mais

Mais Vistas