O Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores Públicos de Matupá – Previ-Muni, promoveu uma importante palestra de Educação Previdenciária direcionada aos servidores públicos efetivos da Secretaria de Educação. O encontro aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Matupá e reuniu professores, motoristas, vigias, diretores, coordenadores, técnicos administrativos, merendeiras e demais profissionais da rede municipal de ensino.
Durante a programação, a Assessora Jurídica do Previ-Muni, Dra. Ana Paula, ministrou palestra abordando o papel institucional do RPPS – Regime Próprio de Previdência Social, as atualizações da legislação previdenciária, os benefícios de aposentadoria e pensões, além dos critérios, normas, regramentos e obrigatoriedades para o acesso aos direitos previdenciários dos servidores municipais.
Um dos temas que mais despertou interesse dos profissionais da educação foi a aposentadoria especial do magistério, principalmente em relação ao tempo de contribuição, período de efetivo exercício em sala de aula, regras de transição e impactos das mudanças previdenciárias. Também foram esclarecidas dúvidas frequentes sobre averbação de tempo de serviço, cálculo de benefícios, pensão por morte, contribuição previdenciária, licença para tratamento de saúde, readaptação funcional e planejamento previdenciário para garantir uma aposentadoria segura e tranquila no futuro.
A Diretoria e os Conselhos do Previ-Muni destacaram a importância da participação maciça dos servidores efetivos da educação municipal, reforçando o compromisso da instituição em manter sua estrutura administrativa, recursos humanos e serviços institucionais permanentemente à disposição dos beneficiários ativos e inativos.

Matupá
Previ-Muni realiza palestra para os Servidores da Educação Matupaense
Um dos temas que mais despertou interesse dos profissionais da educação foi a aposentadoria especial do magistério
Educação
Segue o Plano: Prefeitura conta com 12 novos ônibus escolares em Peixoto
Além dos ônibus escolares, a atual administração também entregou duas caminhonetes traçadas para reforçar o apoio logístico às escolas do campo
A Prefeitura de Peixoto de Azevedo segue avançando na consolidação da frota própria do transporte escolar municipal. Durante as comemorações dos 40 anos do município, realizadas no Bairro Bela Vista, foram apresentados à população os 12 novos ônibus escolares adquiridos em pouco mais de um ano e cinco meses de gestão do prefeito Paulistinha, todos modelos padrão Caminho da Escola.
A nova frota ficou exposta durante a inauguração do Complexo Esportivo, Cultural e Turístico Leda Frizzon, evento que reuniu secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e centenas de moradores. Os investimentos foram viabilizados por meio de recursos próprios da prefeitura e convênio firmado com a SEDUC-MT.
Além dos ônibus escolares, a atual administração também entregou duas caminhonetes traçadas para reforçar o apoio logístico às escolas do campo, garantindo mais eficiência no atendimento das comunidades rurais.
Outro importante investimento destacado foi a aquisição de um moderno ônibus executivo, avaliado em cerca de R$ 2 milhões, destinado ao Departamento Municipal de Esportes para o transporte de atletas em competições intermunicipais e regionais.
O prefeito Paulistinha ressaltou que os investimentos representam compromisso com a educação, valorização dos estudantes e incentivo ao esporte. “Estamos trabalhando para garantir um transporte seguro, confortável, digno e humanizado às nossas crianças e adolescentes da cidade e do interior. Esses ônibus oferecem mais qualidade, segurança e tranquilidade para os alunos e suas famílias. E no esporte estamos realizando um sonho antigo dos nossos desportistas, que agora terão um ônibus moderno e adequado para representar Peixoto de Azevedo em competições regionais e estaduais”, declarou o gestor municipal.
Guarantã do Norte
RGA de 6,69% aos servidores públicos de Guarantã do Norte
O projeto foi encaminhado em Regime de Urgência Urgentíssima e deverá ser analisado pelos nobres vereadores, que irão exarar pareceres e deliberar sobre sua aprovação.
O Prefeito de Guarantã do Norte, Márcio Gonçalves, encaminhou para apreciação da Câmara Municipal o Projeto de Lei Nº 007/2026, que dispõe sobre o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) aos servidores públicos municipais no percentual de 6,69%, correspondente ao índice inflacionário apurado no período de janeiro de 2025 a abril de 2026.
A proposta assegura um direito legítimo do funcionalismo público, garantindo a recomposição salarial diante das perdas inflacionárias e fortalecendo o poder de compra dos servidores municipais.
A medida também contribui diretamente para a adimplência financeira das famílias, além de representar valorização profissional aos trabalhadores que atuam nas diferentes secretarias, departamentos, repartições e instituições da administração pública municipal.
De acordo com a gestão, a concessão da RGA é considerada um importante fator motivacional, reconhecendo o comprometimento e a dedicação dos servidores públicos no atendimento à população e na prestação dos serviços essenciais do município.
O projeto foi encaminhado em Regime de Urgência Urgentíssima e deverá ser analisado pelos nobres vereadores, que irão exarar pareceres e deliberar sobre sua aprovação.
A expectativa do Poder Executivo é de que o reajuste seja instituído ainda na folha salarial de maio de 2026, assegurando maior agilidade na efetivação do benefício aos servidores municipais.

