Desde que assumiu a Secretaria de Agricultura de Matupá, Andreia Varea vem promovendo uma série de ações de reestruturação da pasta, quer seja no contexto de recursos humanos, viabilização de patrulhas mecanizadas, equipamentos e implementos agrícolas, disponibilização de adubo orgânico, apoio na logística de transporte de produtos hortifrutigranjeiros, disponibilização de PC para abertura de tanques de piscicultura e bebedouros para animais, parceria com a Associação dos Feirantes e gestões políticas junto a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF-MT) para diversificação e potencialização de todas as cadeias produtivas viáveis tecnicamente e economicamente para o município de Matupá e a região Vale do Peixoto.
“O Prefeito Bruno Mena está nos dando liberdade e confiança para cumprirmos o Plano de Trabalho para Agricultura Familiar Matupaense. Estabelecemos forte parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e Obras para garantir estradas trafegáveis visando o escoamento da produção agropecuária e também para o desenvolvimento de projetos e ações sustentáveis nas chácaras do entorno da cidade e nos projetos de assentamentos rurais. Manteremos um alinhamento de políticas públicas com órgãos como a EMPAER e o INDEA para que em conjunto com a nosso quadro multiprofissional proporcione a assistência técnica imprescindível para se produzir mais e melhor”, comentou a Secretária Andreia Varea.
Dentre as conquistas mais recentes estão 01 pick-up Hilux, 01 distribuidor de calcário, 02 resfriadores de leite e 20 motocultivadores, além de 01 caminhão caçamba 0 km adquirido com recursos próprios da atual administração.
“Temos metas a serem alcançadas em 2022 e para tanto estamos nos organizando e fazendo o planejamento estratégico das atividades da secretaria. Haverá um comprometimento ainda maior na busca de soluções para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, não apenas nas chácaras e sítios, mas também nas Glebas Liberdade, União e Padovani. A determinação do Prefeito Bruno Mena é garantir ao produtor rural os incentivos governamentais de crédito, mecanização das áreas de plantio, assistência técnica, regularização fundiária, políticas socioambientais, capacitação profissional rural e demais serviços que possam melhorar a qualidade de vida das famílias e das comunidades”, destacou a secretária.
Nesta semana a Secretária Andreia Varea fez a entrega de dois resfriadores de leite com capacidade de armazenagem de 1.000 litros na Linha 02 da Gleba Padovani e Linha 05 da Gleba São José União.
“Os resfriadores vão trazer inúmeros benefícios a bacia leiteira Matupaense, desde a redução de custos com produção (energia e transporte), agregação de valor ao produto e poder de negociação entre produtores e o laticínio, o resfriamento do leite também proporciona sabor mais agradável e, consequentemente, menor redução da quantidade de leite desclassificado por acidez. Não tenho dúvidas de que estamos proporcionando maior autonomia ao pequeno produtor desta importante cadeia produtiva”, disse a nossa reportagem a Secretária Andreia Varea.