Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Decreto Municipal mantém medidas preventivas ao Covid-19 em Matupá-MT

Publicado o Decreto Nº 3.254 de 30 de Abril de 2020 - Retorno as aulas dependerá de Decreto Estadual e posicionamento da SEDUC-MT

Decreto Municipal mantém medidas preventivas ao Covid-19 em Matupá-MT
Foto: Sede da Prefeitura

DECRETO Nº 3.254, DE 30 DE ABRIL DE 2020.

“ATUALIZA MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE MATUPÁ, COM RESTRIÇÕES ÀS ATIVIDADES PRIVADAS PARA PREVENÇÃO DOS RISCOS DE DISSEMINAÇÃO DO CORONAVÍRUS (COVID-19), E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.”

VALTER MIOTTO FERREIRA, Prefeito de Matupá, Estado de Mato Grosso, no uso das atribuições conferidas por Lei, e;

CONSIDERANDO, o término da vigência das medidas de enfrentamento ao coronavírus estabelecidas no decreto municipal nº 3.211/2020, prorrogadas até 30/04/2020 por meio dos decretos municipais nº 3.233/2020 e nº 3.247/2020;

CONSIDERANDO, as atualizações das medidas em relação às atividades privadas no enfrentamento ao coronavírus, constantemente realizadas pelo Estado de Mato Grosso;

CONSIDERANDO, que o Estado de Mato Grosso segundo a pactuação do SUS é o responsável pelos leitos de UTI para tratamento de pacientes pelo coronavírus e que ele vem monitorando a ocupação dos leitos e com estas informações tomando medidas não farmacológicas em relação a pandemia;

CONSIDERANDO, que a legislação estadual em relação às atividades privadas abrange o território do Município de Matupá no que não houver norma de competência municipal específica em sentido contrário;

CONSIDERANDO, a reunião do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus com análise da situação envolvendo o Município de Matupá.

DECRETA:

Art. 1° Este Decreto atualiza as medidas temporárias de prevenção e enfrentamento da propagação decorrente do Novo Coronavírus (COVID-19) no âmbito do Município de Matupá, aplicando-se os Decretos Estadual, para os casos onde não houver determinação Municipal específica.

Art. 2º Os frequentadores de áreas públicas, em especial, no complexo turístico dos lagos e praças públicas, devem respeitar o distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas e demais determinações estabelecidas na legislação, permanecendo fechado os parques infantis.

Art. 3º As atividades privadas podem funcionar sendo obrigadas a seguir todas as normas e recomendações dos órgãos públicos, em especial, referentes ao uso de máscaras, distanciamento mínimo de 1,5 metros entre as pessoas nas áreas internas e externas dos estabelecimentos a fim de evitar contado e aglomerações, referentes a limpeza, higienização e disponibilização aos frequentadores de local para lavar as mãos com água e sabão e/ou disponibilização de álcool na concentração de 70%.

Art. 4º Fica vedado atividades cuja natureza implique em impossibilidade do cumprimento das condições estabelecidas no art. 3º, como exemplo práticas esportivas coletivas em campos, quadras de esportes e ginásios, festas particulares, entre outros.

Art. 5º As feiras devem ter espaçamento adequado entre as barracas, com funcionamento da metade dos boxes, sendo proibido a participação de feirante acima de 60 anos de idade e de gestante, bem como, recomendado a população acima de 60 anos que não frequente o ambiente da feira.

Art. 6º Ficam suspensas as atividades escolares na rede pública municipal de ensino até o retorno das aulas na rede estadual.

Art. 7º Ficam revogados os decretos nº 3.218/2020, o art. 2º do decreto nº 3.237/2020 e o decreto nº 3.240/2020.

Art. 8º Este decreto entre em vigor em 01 de maio de 2020.

Paço Municipal Senador Jonas Pinheiro, aos trinta dias do mês de abril do ano de dois mil e vinte.

Registre-se

Publique-se

VALTER MIOTTO FERREIRA

Prefeito de Matupá

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Meio Ambiente

Unidos pelo Rio etapa mirim envolve escolas públicas Matupaenses

Projeto ambiental é desenvolvido pela SEMMA e Parceiros na rede municipal de ensino

Unidos pelo Rio etapa mirim envolve escolas públicas Matupaenses
Foto: Alunos da Escola Cecília Meireles

A Prefeitura de Matupá através das Secretarias de Meio Ambiente e Educação em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Teles Pires e Coogavepe contou com o reforço do Rotary Clube, Lions e SEMA-MT no cumprimento de toda programação.

Cerca de 30 alunos da rede pública de ensino foram recebidos com um delicioso café da manhã no Taterçal do Parque de Exposições, onde oportunamente aconteceu um ‘Bate-Papo Educativo Ambiental’ focando as iniciativas de preservação da natureza, biodiversidade, recursos hídricos e os impactos positivos da conscientização para um futuro ecologicamente equilibrado.

Logo em seguida os estudas do 3º ao 4º ano das escolas municipais, Cecília Meireles, Luiza Miotto, Mundo Encantado das Crianças e Jane Pereira Lopes foram levados a uma Área de Preservação Permanente – APP, as margens da BR-163 nas imediações de uma nascente de água, cujo seu entorno está sendo reflorestado através deste projeto coletivo.

Para os organizadores do Projeto ‘Unidos pelo Rio’, SEMMA, Secretaria de Educação e Desporto, CBH Médio Teles Pires, Coogavepe e SEMA-MT, a educação ambiental na escola está ligada ao fato de promover consciência ecológica sobre à preservação dos recursos naturais.

“Durante o plantio de árvores os estudantes aprendem a responsabilidade humana que visa a preservação da água, florestas, animais e tudo encontrado na natureza, e que são necessárias à sobrevivência das gerações futuras”, disse o Engenheiro Ambiental, André Zampieri - Coogavepe.

No dia 06 de dezembro, às 08:00 horas acontecerá no Complexo Turístico dos Lagos a exposição dos desenhos classificados no Concurso Estudantil e afixação de Placas Ambientais contendo os trabalhos vencedores dentro da Etapa Mirim do ‘Unidos pelo Rio 2024’.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Peixoto tem representante no Senado Federal e se chama Jayme Campos

Senador Jayme Campos disse que cumprirá compromissos assumidos com a população Peixotense

Peixoto tem representante no Senado Federal e se chama Jayme Campos
Foto: Audiência em Brasília
O prefeito eleito de Peixoto de Azevedo, Nilmar Miranda (Paulistinha) e o futuro vereador Professor Clécio estiveram reunidos com o Senador De Mato Grosso, Jayme Campos na capital do país - Brasília.
 
O parlamentar federal que gravou programas e esteve em comícios do então candidato Paulistinha reafirmou todos os compromissos assumidos em sua fala na Avenida Maranhão para milhares de Peixotenses.
 
Por meio de suas emendas ao Orçamento Geral da União, o município será contemplado com obras de infraestrutura (drenagem pluvial e asfalto), urbanização do Córrego das Lavadeiras, recursos para saúde de média e alta complexidade (Hospital Regional) e construção de Unidades Habitacionais (Casas Populares).
 
“Não iria a Peixoto de Azevedo para pedir votos ao Paulistinha e formalizar compromissos e não honra-los. Já estou com a minha equipe técnica trabalhando para fazer acontecer as obras e ações que a cidade precisa para retomar seu desenvolvimento econômico, social e qualidade de vida dessa gente batalhadora. Confio que o novo Prefeito, Vice-prefeito e Vereadores farão uma gestão exemplar para dignificar a confiança do povo”, comentou o Senador Jayme Campos.
Ver Mais

Mais Vistas