Redes Sociais
Redes Sociais

ELEIÇÕES 2024

Procuradoria Regional Eleitoral dá PROVIMENTO a Inelegibilidade de Fernando Zafonato

Ministério Público Eleitoral através da Procuradoria Regional de MT acolhe neste dia 19 de novembro o pedido de inelegibilidade e indeferimento do registro de candidatura do Democrata.

Procuradoria Regional Eleitoral dá PROVIMENTO a Inelegibilidade de Fernando Zafonato
Foto: Conclusão do Procurador

O Ministério Público Eleitoral através da Procuradoria Regional Eleitoral de Mato Grosso manifestou-se favorável ao Provimento do Recurso Nº 0600402-20.2020.6.11.0033 que requereu a impugnação do registro da candidatura de Fernando Zafonato (DEM) à Prefeito Municipal de Matupá-MT no pleito de 15 de novembro de 2020.

Segundo o Ministério Público, Zafonato, foi condenado em 1ª e 2ª Instâncias, e teve os direitos políticos suspensos em decisão de órgão colegiado, por ato doloso de improbidade administrativa quando era prefeito da cidade, por direcionamento de processo licitatório na contratação de transporte escolar por valores acima dos praticados no mercado, além de pagamentos por serviços que jamais foram prestados à Prefeitura Municipal, provocando notadamente lesão ao patrimônio e prejuízos ao erário público.

O Procurador Regional Eleitoral, Erich Raphael Masson, concluiu em seu Parecer Ministerial que deva ser reconhecida a INELEGIBILIDADE e o INDEFERIMENTO do Registro de Candidatura (Cassação), em conformidade a Legislação Eleitoral, que se enquadra como sendo ‘Ficha Suja’.

Fernando Zafonato, é considerado reincidente, já que no ano de 2008 foi cassado pela Justiça Eleitoral devido a compra de votos através do oferecimento de combustível, cestas básicas e até troca de calcário por votos.

Já em 2012, ele chegou a concorrer ao cargo de prefeito em meio a uma batalha judicial que levou à não contabilização dos seus votos pelo TRE-MT.

Para o Procurador Regional Eleitoral de Mato Grosso, na síntese processual, está explicita a configuração da inelegibilidade, uma vez que existem fundamentações do não cumprimento da probidade administrativa e moralidade para o exercício do mandato eletivo, conforme preceitos da Constituição Federal de 1988.

Com a cassação do registro da candidatura e a manutenção da inelegibilidade os votos dos eleitores Matupaenses poderão ser anulados, ensejando a não diplomação pela Justiça Eleitoral, prevista e agendada para o dia 18 de dezembro de 2020.

Leia na Integra o Parecer Ministerial da Procuradoria Regional Eleitoral em Mato Grosso emitido em 19 de novembro de 2020.

https://drive.google.com/file/d/1tnympiszxcP4uP-B8lulLZYRAzvTKWDg/view?usp=sharing 

 

 

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Nortão

Prefeito Bruno Mena está na Diretoria do Consórcio Portal da Amazônia

Dentre as prioridades e metas para 2025 estão a ampliação da frota de maquinários e aquisição de perfuratriz para poços artesianos

Prefeito Bruno Mena está na Diretoria do Consórcio Portal da Amazônia
Foto: 11 Prefeitos do Consórcio Intermunicipal
Aconteceu na sede da Prefeitura Municipal de Nova Santa Helena a eleição para a escolha da nova Diretoria do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Portal da Amazônia composto por 11 munícipios da região norte de Mato Grosso.
 
Assume a Presidência o Prefeito Eleito de Colíder, Rodrigo Benassi e como Vice-Presidente o Prefeito Reeleito de Matupá, Bruno Mena.
 
Estão no Plano de Trabalho ações conjuntas no âmbito de infraestrutura rural por meio da ampliação da frota de maquinários cedidos pelo Governo do Estado ao Consórcio Intermunicipal Portal da Amazônia, além da viabilização de uma perfuratriz para abertura de poços artesianos nas regiões que sofrem devido a crises hídricas.
 
Os Prefeitos Rodrigo Benassi e Bruno Mena se compromissaram em atuar afim de potencializar as ações do consórcio nos municípios, de forma democrática e transparente, fortalecendo os vínculos institucionais com as esferas de governo e otimizando as gestões políticas com a Assembleia Legislativa e a Bancada Federal de Mato Grosso pelos interesses regionalizados, ampliando assim a capacidade de buscar celeridade na solução de problemas comuns e maiores investimentos nos diferentes setores públicos dos municípios consorciados.
 
Esta foi a primeira vez desde a sua fundação que foi possível reunir os 11 municípios presentes na eleição da nova diretoria do Consórcio Portal da Amazônia formado pelos municípios de Colíder, Guarantã do Norte, Itaúba, Marcelândia, Matupá, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte.
Ver Mais

Política

Dra. Andréia Varea será a nova presidente da Câmara de Matupá

Vereadores da base de apoio ao Prefeito reeleito Bruno Mena firmaram compromisso e apresentam a chapa Matupá em Primeiro Lugar

Dra. Andréia Varea será a nova presidente da Câmara de Matupá
Foto: Futura presidente Andreia Varea
Demonstrando maturidade política, os vereadores eleitos pelos partidos que apoiaram a reeleição do Prefeito Bruno Santos Mena e Vice-Prefeito Celso Sorgatto com 80,01% dos votos validos em 6 de outubro de 2024 no município de Matupá-MT, formalizaram a composição da Chapa ‘Matupá em Primeiro Lugar’ para disputa da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores no próximo dia 1º de Janeiro de 2025.
 
Reunidos, os candidatos eleitos e diplomados pela Justiça Eleitoral, Samuel Carteiro, Capitão, Silvano Ramos, Bambam e Dra. Andréia, anunciaram a composição e assinaram documento de compromisso, e que será registrado junto a Secretaria Administrativa do Poder Legislativo Matupaense afim de oficializar, credenciar e habilitar a chapa concorrente.
 
Os vereadores demonstram estar alinhados não apenas politicamente, principalmente pelo compromisso de colocar em prática o novo Plano de Governo da Gestão 2025-2028 e dar continuidade aos projetos, obras, serviços, ações e desenvolvimento da cidade.
 
“Teremos dois anos de trabalho sério como Presidente da Casa de Leis, iremos honrar a confiança dos eleitores, tomaremos as decisões certeiras em benefício do crescimento do município e a otimização dos serviços em todos os setores públicos. Tudo que for proposto para o desenvolvimento, melhor produtividade, credibilidade legislativa e que vise a melhoria da qualidade de vida da população terá o total respaldo deste parlamento. Os atuais gestores, Bruno Mena e Celso Sorgatto obtiveram uma votação expressiva pela confiança do povo e obviamente precisamos manter Matupá no trilho da prosperidade”, disse a futura Presidente Andreia Varea.
 
A missão da Chapa ‘Matupá em Primeiro Lugar’ é assegurar um relacionamento respeitoso com os demais poderes, fator prioritário e essencial para o progresso das políticas públicas a serem executadas, além de possibilitar a participação popular mais colaborativa e eficiente, contribuindo com a tomada de decisões acertadas, a resolução de conflitos, a transparência, a ética e confiança que a municipalidade espera da Câmara de Vereadores e do Poder Executivo.
 
Chapa ‘Matupá em Primeiro Lugar’
 
Presidente: Andreia Ferdinando Varea
Vice-Presidente: Silvano Ramos
1º Secretário: Samuel José Pereira (Carteiro)
2º Secretário: Valdemar Frigeri (Capitão)
Ver Mais

Social

Sindicato Rural de Matupá fortalece compromisso com a SMAS de Peixoto

Futura Secretária de Assistência Social, Cristiane Lima, faz tratativas relacionadas a cursos de capacitação e mutirão rural do Senar-MT

Sindicato Rural de Matupá fortalece compromisso com a SMAS de Peixoto
Foto: Futura Secretária Cristiane Lima
A futura Primeira Dama de Peixoto de Azevedo, Cristiane Lima, foi recebida pelo Presidente do Sindicato Rural de Matupá, Fernando Bertolin e o Mobilizador do Senar-MT, Alex Sandro Silvério.
 
Na oportunidade foram discutidos assuntos pertinentes a continuidade dos cursos de capacitação profissional em Peixoto de Azevedo, União do Norte e nos 11 Projetos de Assentamentos Rurais.
 
Os cursos a serem desenvolvidos seguirão o perfil socioeconômico e demandas prementes nas áreas de agricultura familiar e assistência social.
 
“Fiquei feliz e muito entusiasmada com a consolidação desta parceria entre a Prefeitura de Peixoto e o Sindicato Rural de Matupá. Tenho absoluta certeza que a nova gestão dará todo apoio institucional e logístico para que possamos capacitar mão-de-obra, formar líderes comunitários, melhorar a gestão dos negócios e empreendimentos, gerar empregos e renda no campo e na cidade e promover a inclusão social”, disse a futura Secretária de Assistência Social Peixotense, Cristiane Lima.
 
O Presidente do Sindicato Rural de Matupá, Fernando Bertolin, colocou a instituição a disposição do Prefeito Nilmar Miranda (Paulistinha) e de toda sua equipe de Governo e reafirmou o compromisso de apresentar Agenda de Cursos do Senar-MT para 2025 que serão cruciais para o desenvolvimento de novos conhecimentos, habilidades e atitudes para a vida produtiva e social dos cidadãos.
 
Além de uma gama de cursos de qualificação já está oficializada a realização do Mutirão Rural do Senar-MT no distrito União do Norte possivelmente no mês de julho de 2025.
Ver Mais

Mais Vistas